quarta-feira, 9 de março de 2011

PRIMEIRA EDIÇÃO

        
                  Cada vez que iniciamos um novo ano,  renovamos desejos e nos propomos a fazer  novos projetos. Em nossa empresa não é diferente. Nosso objetivo principal é produzir  Compensados, sempre com melhor qualidade. Dessa maneira  atenderemos bem nossos clientes nos  mantendo  no mercado, gerando rendas para manutenção e crescimento, garantindo assim a colocação de nossos colaboradores.
                       Mas,  além do trabalho, sempre pensamos em participar um pouco mais  da vida da comunidade e das famílias que durante esses últimos 25 anos de atividades, estiveram conosco.  Por isso, alguns projetos  começam a tomar forma em 2011.  

                     Esse Boletim Informativo é um deles.  Uma maneira  de levar  até vocês, nossos colaboradores e aos seus familiares, um pouco mais das ações, histórias e informações da nossa empresa, do município,  outras  matérias interessantes  e porque não,?  também um pouco de distração.
Esta é a nossa primeira edição e a cada mês vamos procurar aprimorar para melhorar cada vez mais. Desde já deixamos o convite para que todos participem, sugerindo temas, colocando anúncios, nos ajudando  a dar forma   para que cada edição seja sempre mais  útil, atrativa e agradável.
Teremos no refeitório da empresa 2 caixas de sugestões,
Uma para sugestões para o Jornal e outra para sugestões em geral para a empresa.
Agradecemos antecipadamente a colaboração e participação de todos vocês e pedimos que nos perdoem eventuais falhas, pois nesse campo também seremos aprendizes.

E.J.A. 2011 – TEMPO DE SEMEAR

TEMPO DE SEMEAR        
                         No Dia 17 de Janeiro, com a  participação de Representantes do SESI, do Sind. Da Madeira, Prefeito, Vice-Prefeito e Autoridades Municipais, Diretores e Colaboradores da Drabecki, realizamos  nas dependências da empresa a Aula Inaugural do Projeto EJA.  Educação de Jovens e Adultos, em parceria com o SESI/PR.
               Mas, para nós da Drabecki, o EJA é muito mais que Alfabetizaçao, é também um projeto de cidadania e auto-estima.  Em um mundo cada vez mais globalizado e informatizado, fica difícil situar aqueles que não tiveram oportunidade de  acesso à educação formal.
              O conceito de cidadania pede pessoas que possam pensar por suas próprias cabeças. Isso é o mínimo necessário para que cada cidadão possa decidir por si mesmo, e não  ser apenas massa de manobra.

Paulo Freire (Filósofo e Educador) disse certa vez: “ Ensinar  exige compreender, que a educação é uma forma de intervenção no mundo”.

E é isso o que queremos junto com o EJA:   Contribuir para que esses  32 alunos/colaboradores e os próximos que vierem, tenham acesso ao maravilhoso mundo dos livros e revistas.  Mas também, tenham cada vez mais consciência de que desempenham um grande papel na vida do município e do País.
Após a solenidade, cada aluno recebeu da empresa uma bolsa com materiais escolares, antes da primeira aula foi servido um coquetel a todos presentes.
O Projeto EJA não é novo, milhares de pessoas já foram beneficiadas.  O Curso  é ministrado por professores do Sesi em módulos de 160 horas aulas e terá duração de 2 anos, concluindo o Ensino Fundamental.  O objetivo da empresa é que até o ano de 2015, todos os funcionários tenham concluído o ensino médio.
Todos —Pessoas e Empresas —temos nosso tempo para  realizar sonhos e projetos. 

 2011 é a nossa vez.


Aula Inaugural – Colaboradores e Familiares.
  Enezito Ruppel (Sesi), Eliana e Nereu (Drabecki)
     Estanislau Fillus (S.Madeira) Fábio Chiqueto ( V. Prefeito)

Autoridades presentes e Entrada dos Alunos
 Distribuição das Pastas e Materiais Escolares
Profª Elisangela - Aula de CIências
Primeira Aula
                                                                 


Veja matéria completa no jornal Hoje Centrosul:

ANIVERSARIANTES DO MÊS



Andreia Marcowiez do Carmo – 05/03

João Otávio Cius – 12/03

Antonio Ap. Santos – 14/03

Vanderlei Domingues Junior – 20/03

Edson Jose Szczerba – 23/03

José Carlos Ferreira – 25/03

Elizangela Oliveira Lima – 29/03
              
 Prezados Colaboradores

A primeira coisa que nos vem à cabeça para lhe dizer nesta data especial,  não é muito original, mas se estas palavras pecam pela falta de originalidade, pelo menos são muito sinceras:  Feliz Aniversário!
Saibam que, todos aqui na empresa estão muito felizes pela passagem dos seus aniversários e desejando tudo o que for de melhor para vocês.
Que a vida continue a proporcionar-lhes apenas bons eventos e que nunca lhes falte saúde e disposição para lutar pelos seus objetivos e conquistar cada vez mais os seus espaços.
Que Deus ilumine os seus caminhos e que esta data se repita por muitas e muitas vezes!

VIVER BEM E MELHOR

VIVER BEM E MELHOR
PR prevê o pior surto de dengue
Número de casos no primeiro bimestre do ano é 42% maior do que no mesmo período de 2010. Nesse ano, o estado registrou 33 mil infectados pela doença
                         
Notificações de dengue em nossa região
A Rádio Thalento em entrevista com o chefe da 4ª Regional de Saúde - Irati, Dr. João Antonio Júnior a Rádio Thalento (http://www.portalnoticiadaregiao.com.br)  trouxe aos seus ouvintes conhecimento da situação da dengue em nossa região.
O chefe da 4ª Regional explica que em Rebouças e Irati já existem 3 notificações da doença, são casos suspeitos ainda não confirmados, sendo 1 no interior de Rebouças e 2 em Irati, um no perímetro urbano e outro na zona rural.
A pessoa com alguns sintomas da doença ao consultar no posto de saúde é examinada pelo médico que notifica o pessoal da Regional de Saúde que em conjunto com as prefeituras locais começam a fazer o tratamento desse paciente e a contenção, o bloqueio da dengue na região.
Segundo o Dr. João, “notificação” não são casos confirmados, são casos suspeitos que necessitam de medidas cabíveis caso posteriormente o caso seja confirmado, pois após a consulta médica é coletado sangue do paciente que é enviado para um laboratório do Estado, esse laboratório vai confirmar ou não se é ou não dengue. Esse resultado demora de 2 a 3 dias para sair, enquanto isso a Regional de Saúde não pode perder tempo, pois a pessoa picada pelo mosquito que contém o vírus da dengue só vai manifestar a doença de 5 a 10 dias após ser picado, mas nesse período ela pode transmitir a doença para outras pessoas. Essa pessoa se picada pela fêmea do mosquito, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali. E essa fêmea torna-se vetor permanente da doença e calcula-se que haja uma probabilidade entre 30 e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas.
A Regional de Saúde é um serviço de apoio aos municípios, treina os técnicos, fornece os materiais necessários, sendo folders de orientação a população como também equipamentos necessários para aplicação do veneno e também o veneno utilizado, dá todo o apoio técnico, mas o trabalho de campo é realizado pelas prefeituras locais.
Segundo o chefe da 4ª Regional de Saúde a população acha que o perigo está nos terrenos baldios, sem a limpeza necessária, mas segundo estudo recente 98% dos focos de dengue no Paraná estão dentro das nossas casas. Esse é um índice muito alarmante, a população não está se conscientizando que é um problema gravíssimo e está cada vez mais perto de nós e caso a população não colabore com o serviço dos Estados e Municípios a epidemia de outras regiões como Londrina e Foz do Iguaçu pode chegar aqui também.
Os órgãos responsáveis estão fazendo o máximo possível para evitar esse risco, mas nós, população precisamos ajudar, todos nós precisamos nos conscientizar. Cada um deve se responsabilizar cuidando de seu quintal, do seu jardim e caso precise comunicar imediatamente a saúde ou a prefeitura, avisando de algum possível foco ou algum lugar com água parada, porque é uma questão simples, é só não deixar a água parada, pois é próximo dali que o mosquito vai depositar seus ovos que em contato com a água da chuva esses ovos se transformarão em larvas e depois em mosquitos que transmitirão a doença através da picada. Segundo Dr. João Antonio Júnior a população, na nossa região, ainda não está encarando como um problema sério. O pessoal da saúde em contato diário com os coordenadores e técnicos treinados para esse serviço têm percebido que a população está um pouco resistente. Ele esclarece que em nenhum momento, caso seja encontrado foco na residência essa pessoa será exposta ou terá alguma sanção ou penalidade e também não é demérito para ninguém  ter esquecido ou deixado um vaso que possa alojar o mosquito. O secretário da 4ª Regional pede à população que receba o técnico que pode visitar sua residência e que colabore com seu trabalho, pois ele está lá para orientar a não deixar pontos de riscos e assim ajudar a prevenir e combater essa doença. Faça a sua parte!
Como Combater:
·          Manter a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água;
·          Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;
·          Lave toda semana com escova e sabão os tanques que armazenam água;
·          Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa;
·          Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas (ex.: folhas);
·          Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;
·          Encha de areia até as borda os pratinhos dos vasos de planta;
·          Se você não colocou areia no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão uma vez por semana;
·          Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana;
·          Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como latas e garrafas vazias;
·          Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
·          Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais.

http://www.paranacontradengue.pr.gov.br/





VIVER BEM E MELHOR

Cuidado com a negligência


Já estamos acostumados ler e ouvir os noticiários sobre acidentes envolvendo crianças causadas, principalmente, pela falta de cuidado dos seus responsáveis, ou seja, por pura negligência. Muitas pessoas desconhecem que a negligência - também uma forma de maltratar - pode ser considerada crime, previsto em lei, e pode resultar em punição. De acordo com especialistas, a negligência se constitui quando os pais ou responsáveis legais se omitem na promoção dos direitos das suas crianças.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, toda criança tem direito a educação, alimentação, saúde etc. Para que esses direitos sejam exercidos de verdade, os pais ou responsáveis precisam fazer a sua parte, que consiste em matricular a criança na escola, alimentá-la, levá-la ao médico sempre que necessário, entre outras coisas.

São considerados muitos os tipos de negligência: há física (não cuidados de serviços médicos básicos), na falta de alimentação adequada, na higiene e no abandono, emocional (privação de afeto e suporte emocional para o seu desenvolvimento); abandono intelectual (que acontece quando não se confere a criança condições para a sua formação intelectual e moral).

Penalidades

De acordo com o juiz de Execuções Penais de Pernambuco,
Adeildo Nunes, a negligência está enquadrada na categoria de crime culposo, que não tem intenção de agir. A pena pode chegar até três anos de detenção, dependendo do caso.

De olho nos acidentes:

1. As crianças devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são lugares para brincar.

2. Use portões de segurança no topo e no pé das escadas. Caso sua escada seja aberta, instale redes ao longo dela.

3. Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos.

4. Mantenha camas e armários, ou quaisquer outros móveis longe das janelas, pois podem facilitar que crianças os escalem e se debrucem. Além disso, verifique se os móveis e o tanque da lavanderia estão estáveis e fixos.

5. Cuidado com pisos escorregadios e coloque antiderrapante nos tapetes.

6. Crianças devem ser sempre observadas quando estiverem brincando nos parquinhos. O risco de lesão é quatro vezes maior se a criança de um brinquedo com altura superior a 1,5 metro. Verifique se os brinquedos estão em boas condições e se são adequados à idade da criança.

7. Nunca deixa um bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis, mesmo que seja por pouco tempo.

8. Crianças devem dormir em colchão firme de barriga para cima, cobertos até a altura do peito com lençol ou manta que estejam presos embaixo do colchão.

9. Manter as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições.

10. As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis.
Fonte: Educação em Revista

CUIDANDO DA SAÚDE

 
  
Conheça os benefícios da maçã
      
Você já deve ter escutado pelo menos umas cinco pessoas falando sobre o quanto a maçã é benéfica a saúde. Pois bem, ainda assim existem pessoas que não fazem uso dessa rica fruta tão comum e acessível ao bolso de todos. Mas, como nunca é demais falar o quão importante é o consumo de frutas, especialmente a maçã, vamos conhecer os benefícios que a maçã pode trazer para nossa saúde.
Consumir pelo menos duas maçãs ao dia ajuda a combater os problemas cardíacos, pois ela é rica em fibras, flavonóides e antioxidantes, os quais ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e consequentemente diminuem os riscos de infarto.
Outro motivo para consumir a fruta é o fato delas auxiliarem na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e de cólon. Estudos comprovam essa afirmação pelo fato de que na maçã existem algumas substancias que impedem o surgimento, o crescimento e a expansão de células cancerígenas.
Outro benefício seria o de proporcionar uma capacidade respiratória muito maior, devido aos antioxidantes presentes nessa fruta, que ajudam a combater as doenças pulmonares. Além disso, a maçã ainda protege os pulmões dos efeitos da fumaça, o que é uma ótima alternativa para os fumantes passivos. E para finalizar a lista de benefícios da maçã, estas ainda retardam o processo de envelhecimento e auxilia na dieta emagrecedora. Garanto que você não imaginava o quanto a maçã é poderosa. Fonte: http://www.guiadicasgratis.com/conheca-os-beneficios-da-maca/para sua saúde.
Saúde 12/08/09 Talita

A EMPRESA

A EMPRESA
MISSÃO:
Atuar no ramo madeireiro, fornecendo produtos de
 qualidade, com preços atrativos para a indústria moveleira e de construção civil, com âmbito de atuação no mercado
interno e externo, trabalhando em conformidade com o meio ambiente”.
VISÃO:
Ser a melhor empresa do ramo madeireiro com a
máxima qualidade em produtos, produzidos com alta
 tecnologia, para vários pontos do país e do mundo, sempre
 preservando o meio ambiente”.
PRINCÍPIOS:
1- Qualidade dos produtos;
2- Satisfação do cliente;
3- Valorização do funcionário;
4- Trabalhar em harmonia com o meio ambiente;
5- Oferecer preços competitivos.

POR DENTRO DE NOSSA EMPRESA


A EMPRESA

MISSÃO:
Atuar no ramo madeireiro, fornecendo produtos de
 qualidade, com preços atrativos para a indústria moveleira e de construção civil, com âmbito de atuação no mercado
interno e externo, trabalhando em conformidade com o meio ambiente”.
VISÃO:
Ser a melhor empresa do ramo madeireiro com a
máxima qualidade em produtos, produzidos com alta
 tecnologia, para vários pontos do país e do mundo, sempre
 preservando o meio ambiente”.
PRINCÍPIOS:
1- Qualidade dos produtos;
2- Satisfação do cliente;
3- Valorização do funcionário;
4- Trabalhar em harmonia com o meio ambiente;
5- Oferecer preços competitivos.


POR DENTRO DE NOSSA EMPRESA

Iremos apresentar a cada edição do nosso Informativo, os setores que compõe a nossa empresa e seu funcionamento.
Atuando no Ramo Madeireiro a mais de 3 décadas, a empresa passou por diversas transformações e estágios do mercado da madeira. Há mais de 10 anos o nosso foco está centrado em Preservação do Meio Ambiente, por isso utilizamos apenas madeira reflorestada e/ou com certificação de origem.
Nessa 1ª edição iremos detalhar o início do processo, ou seja, o Plantio das Árvores de Pinus:
SISTEMAS DE PLANTIO
A operação de plantio é formada de várias ações e constitui uma das etapas mais importantes para o sucesso do estabelecimento de florestas plantadas. O sistema de plantio mais adequado é definido com base no objetivo do empreendimento e nos usos a que se destinarão os produtos da floresta. O sucesso desse empreendimento depende de decisões e ações cuidadosas nas diversas etapas de sua implementação como a escolha e a limpeza da área, o espaçamento, o controle de pragas e doenças, a definição do método de plantio e os tratos culturais

MÉTODOS DE PLANTIO
O plantio de pinus pode ser manual, mecanizado ou semi-mecanizado. O método mais apropriado depende da topografia da área, bem como da disponibilidade de recursos financeiros, mão-de-obra e de equipamentos adequados. Os métodos mecanizado e o semi-mecanizado podem ser aplicados em locais com topografia plana, onde se possa usar plantadoras tracionadas por tratores. As plantadoras, normalmente, fazem o sulcamento, a distribuição do adubo e efetivam o plantio. No sistema semi-mecanizado, somente as operações de preparo de solo e os tratos culturais são mecanizados e o plantio em si é manual. O plantio manual é recomendado em áreas declivosas ou em situações onde, mesmo em áreas planas, não é viável o uso de máquinas agrícolas devido à presença de obstáculos como rochas, tocos ou outras culturas.











MANEJO DE PLANTAÇÕES DE PINUS TAEDA NO BRASIL
Pinus taeda é uma espécie amplamente utilizada em plantações florestais nos planaltos da Região Sul do Brasil. Durante a década de 90, nessa região, plantações de P. taeda foram estabelecidas, também, em pequenas propriedades rurais. Estas florestas têm sido importante fonte de matéria-prima. O manejo de plantações de Pinus pode ser examinado segundo as seguintes vertentes básicas:
  • plantações em pequenas propriedades rurais – em que os componentes florestais são um complemento da sua atividade produtiva e o proprietário busca a maximização do retorno desse empreendimento; e
  • plantações em grandes empreendimentos – nas quais grandes extensões de terra, dedicadas aos plantios florestais, são propriedades de empresas, muitas vezes, proprietárias, também, de indústrias processadoras de madeira. Esta particularidade faz com que a prioridade seja o abastecimento da indústria e não, necessariamente, na obtenção do máximo retorno monetário ao investimento na floresta.
As plantações de pínus devem ser estabelecidas, preferencialmente, em:
  • áreas com declividade inferior a 25 graus para se obter maior eficiência e menor custo nas operações de plantio, manutenção e cortes;
  • áreas próximas a estradas e ao mercado para reduzir os custos de transporte;
  • solos de melhor qualidade possível para maximizar o retorno monetário.
Para produzir a maior quantidade de madeira no menor número de árvores possível, deve-se adotar um espaçamento inicial amplo, com densidade de 1.100 a 1.300 árvores por hectare. Para tanto, recomenda-se adotar o espaçamento de 2,50 m x 3,00 m (1.333 mudas/ha).
Recomenda-se realizar dois a três desbastes, ou cortes intermediários, durante a rotação, removendo cerca de 40% das árvores em cada operação, nas idades aproximadas de 10, 14 e 18 anos.
Na produção de madeira para processamento mecânico, recomenda-se efetuar a poda ou desrama, das árvores. Devem ser podados os ramos verdes, em duas operações, às idades de 4 e 7 anos. A primeira operação deve ser realizada no final do inverno, até uma altura de 2,70 m a 3,00 m. A segunda deve ser feita até uma altura de 6,00 m a 7,00 m.
As empresas que produzem madeira para biomassa para processamento industrial (por exemplo, as de celulose e papel) têm adotado uma rotação entre 18 e 20 anos. Na produção de madeira para processamento mecânico, pode-se considerar, em princípio, uma rotação entre 20 e 25 anos. Em qualquer caso, uma análise das condições de mercado (preços, demanda, perspectivas futuras) poderá indicar a rotação mais apropriada.


SEUS DIREITOS


Como conseguir remédios no SUS?
                       Está na Constituição do país que todo cidadão brasileiro tem direito à saúde, o que inclui medicamentos gratuitamente.
Para ter esse direito porém, o paciente deve realizar o cadastro nos postos de saúde, ou em outros locais indicados pelo Estado, para receber o Cartão Nacional da Saúde e posteriormente ser atendido por algum médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para retirar os remédios que estejam na lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), é necessária a receita emitida pelos serviços de saúde, com o nome do princípio genérico e não o nome comercial.
No caso de medicamentos excepcionais – indicados para o tratamento de doenças crônicas e uso contínuo, cujo valor é muito alto -, as regras são outras. São exigidos diferentes documentos pessoais e laudos específicos sobre o problema.
Fonte: Ministério da Saúde

NOSSA COMUNIDADE


                            CARNAVAL 2011
          
     A Secretaria de Educação e Cultura definiu o Carnaval Abre Alas 2011
em Rebouças: Será nos dias 05 E 08 de março de 2011, com inicio as 23h.
Haverá no dia 06 de março Matinê, com inicio as 13h30m.
Todos os Bailes serão no Centro Cultural e Recreativo Flórido
Cabral, com  a animação da Banda MUSICAL SAN RAFAEL de VIDEIRA-SC.

     Monte seu Bloco e participe do Carnaval Abre Alas 2011.
Blocos já inscritos: BAR DO BIGODE; POKO BOY; OS AVEÇO; e VIRA COPOS.

           Contatos sobre o Carnaval 2011: Secretaria Municipal de Educação e
Departamento de Cultura da Cidade de Rebouças  - (42) 3457-2276
   Secretaria de Educação e Cultura definiu o Carnaval Abre Alas 2011
As brincadeiras e bailes de carnaval, tem como objetivo a descontração e
Diversão, por isso, não estrague sua festa e de seus amigos ,exagerando na
Bebida.
                                     
                              

RIR É BOM


Delícias do Casamento.
Casamento quando dá certo é maravilhoso!
Ontem à noite eu estava sentado no sofá vendo TV, quando
ouvi a voz da minha mulher, vindo da cozinha:
-“ O que você vai querer para o jantar, meu amor?
Peixe, frango, carne ou pernil”?
Eu disse:
- “Vou querer carne, querida... obrigado.”
Ela respondeu:
-“Você vai é tomar sopa! Eu estava falando com nosso Cachorro!”

O BRASIL É NOTÍCIA


Vencido pela dor

Cansado e com muitas dores, fruto dos embates em campo, que lhe causaram sérias lesões e nove cirurgias, Ronaldo Nazário, o Fenômeno, anuncia o fim de sua notável carreira.
Ronaldo deu coletiva onde revelou que sofre de hipotireoidismo e derramou lágrimas de adeus à bola, como revelam as fotos que já estão na mídia.
                   Foram 18 anos de glórias. Mais de 400 gols marcados em sete clubes e na seleção brasileira. Famosos seus dribles que levaram a 15 formidáveis gols em Copa do Mundo, alegria do povo e aplauso da crítica.
Ronaldo foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo/FIFA. Começou sua carreira no São Cristóvão. Jogou no Cruzeiro de Belo Horizonte, depois no PSV da Holanda, consagrou-se no Barcelona, seguiu para a Inter de Milão e dali para o Real Madrid. Terminou no Corinthians paulista, ainda ídolo da torcida.

                   Fonte:  Margarita Sansone 14/02/11