quarta-feira, 6 de julho de 2011

QUINTA EDIÇÃO
                           Estamos na quinta edição do  nosso informativo, recebendo criticas, sugestões e apoio de nossos colaboradores e também de fora da empresa. A versão impressa, e  o nosso Blog (www.drabecki.blogspot.com ) estão sendo bastante comentados, divulgados e estimulando o surgimento de outros informativos, o que nos deixa muito felizes e nos estimula a melhorar.
Renovamos o convite para que todos participem, sugerindo temas, colocando anúncios, nos ajudando  a dar forma   para que cada edição seja sempre mais  útil, atrativa e agradável.


Para comentários aqui no blog, a opção está no final de cada página.




E.J.A. 2011

ALUNOS SESI REALIZAM INTERCÂMBIO

                              No dia 02 de julho, os alunos do Colégio SESI de Irati e os alunos do EJA Drabecki/SESI realizaram intercâmbio, nossos colaboradores se deslocaram até Irati onde ocorreu o encontro.

                             O propósito do evento foi alcançado com muito sucesso, que era a integração dos alunos, trocando informações e experiências de vida, as atividades tiveram o comando da coordenadora do Colégio SESI em Irati Eliete de Fátima Carneiro Padilha, com o auxilio da responsável pelo EJA do colégio Suzana Rachel Weber Susko e do professor da matéria de geografia Lucas Ruteski, matéria que está em curso no nosso EJA.
                    Quem também fez uma visita foi a professora Elisângela Cassiano, primeira professora do EJA, a qual possui uma forte ligação com a turma, ela abraçou calorosamente todos os alunos matando um pouco da saudade, também expressou sua alegria pela participação quase que total dos alunos, comentou também sobre a importância do evento, o qual trará benefícios para ambos os lados.

                      Os alunos do SESI estão cursando o ensino médio e foram sorteados em suas respectivas turmas de 1º, 2º e 3º ano para participar do evento, após a abertura todos participaram da ginástica laboral e foram formados grupos de seis alunos, três do EJA e três do colégio SESI. Primeiro todos se apresentaram no grupo, falando um pouco de suas experiências de vida, no caso dos nossos alunos o que os levou a parar de estudar e também como retomaram os estudos, os do colégio explicavam como era a metodologia de ensino do SESI que os distribuiu em oficinas, mesclando todas as séries


                    Depois o tema principal era EDUCAÇÃO, todos debateram sobre o assunto e suas realidades em suas casas, muitos dos alunos do EJA agora conseguem acompanhar melhor os estudos de seus filhos incentivando-os a seguir pelo melhor caminho sendo exemplo de superação e determinação.

                   Logo depois tivemos o intervalo onde foi oferecido um café com doces e salgados pelo Sindicato Patronal da Madeira de Irati também parceiro da empresa na realização do EJA, o qual foi representado pela sua secretária executiva Maria Cecília Fiorello Carvalho, a qual também proferiu algumas palavras salientando que o sindicato apóia totalmente a realização de eventos como este.

                  Após o café as equipes colocaram em um cartaz, e apresentaram aos grupos o que debateram, cada um defendendo seu ponto de vista sobre educação.    Para finalizar todos deram as mãos e cantaram juntos a música “É preciso saber viver” um momento de grande emoção.

                   Este é apenas o primeiro evento externo dos nossos alunos do EJA, primeiro de muitos.  A diretoria da empresa agradece o empenho e participação de todos.


(Matéria : Ewandro )

CAPACITAR PARA CRESCER



SEGURANÇA NO TRABALHO

                     Vamos falar um pouco de segurança, neste mês de junho todos perceberam a movimentação do pessoal do SESI na empresa para verificações e avaliações de segurança, ou para a realização de algum tipo de exame. Na empresa segurança é coisa séria, em 29 de junho atingimos 700 dias sem acidentes de trabalho, número bastante expressivo, o que mostra o empenho de todos, empresa, colaboradores e CIPA.
                  Aproveitamos a oportunidade e entramos em contato com o engenheiro de segurança do SESI para que de forma rápida nos comente dos trabalhos realizados na empresa, segue abaixo o texto:

                 “Anualmente necessitamos realizar um monitoramento para verificarmos como nossa saúde se apresenta, uma vez que trabalhamos durante o ano todo e precisamos estar saudáveis para desempenharmos nossas tarefas de uma maneira eficiente e segura.

                  Tudo começa com uma verificação do ambiente de trabalho, através da visita do profissional da segurança do trabalho. O Técnico de Segurança e Engenheiro de Segurança do Trabalho observam todos os postos de trabalhos verificando se os ambientes estão seguros, realizando medições de ruído, luminosidade e verificação do método de trabalho em geral, para prever possíveis situações de risco.

                  Após esta ação o Médico do Trabalho observa o relatório gerado que é chamado de PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS. Através dele o Médico consegue verificar quais os possíveis riscos que o trabalhador está exposto, como ruído, poeira, risco de acidentes e direciona qual exame cada funcionário deverá realizar para monitorar sua saúde. Desta forma gera-se outro relatório chamado PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL.

                 Os exames realizados pelos trabalhadores, assim como os relatórios PPRA e PCMSO são uma exigência legal do Ministério do Trabalho e a empresa necessita cumprir o que estabelece a legislação.

                 Tanto trabalhadores como empresa podem contribuir com sugestões para a melhoria contínua do ambiente de trabalho integrando-se com a CIPA e trabalhando de uma maneira segura seguindo os padrões estabelecidos.”

Abraço e a disposição!

Marcel Salloum
Eng. Segurança do Trabalho
FIEP - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
SESI - Unidade Irati / PR
Regional Campos Gerais
(Matéria : Ewandro )


NOSSA COMUNIDADE
ADOÇÃO
                          Nossa comunidade passou por um fato nada comum em nossa cidade no mês  passado,  onde uma criança,  recém-nascida foi deixada na  porta da casa de uma família. Baseado nas dúvidas e perguntas da comunidade, nossa equipe procurou o Dr. Murilo Cezar Silva, promotor de justiça da comarca de Rebouças para esclarecer como funciona o processo de adoção.

                     Segundo Dr. Murilo, o processo de adoção de crianças no Brasil já foi muito complexo, demorado e burocrático. Hoje, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, e com o pleno funcionamento do Juizado da Infância e da Juventude, tudo ficou mais simples, mais rápido e funcionando com medidas especiais de segurança para todas as partes envolvidas graças a reforma nesse Estatuto ocorrida em 2009. 
                   O primeiro passo a ser tomado pra quem tem interesse em adotar uma criança é inscrever-se no Cadastro Nacional de Adoção, onde o mesmo é iniciado nas varas de infância e juventude das comarcas. A pessoa ou casal vai passar por um processo de adoção, onde a família é preparada e acompanhada até estar pronta para receber uma criança. 
                 Não existe possibilidade dos pais escolherem para quem doar seus filhos, algumas formalidades, alguns requisitos e razoáveis medidas de prevenção e segurança, são elementos que formarão o processo para habilitar um pretendente. Dr. Murilo ressalta: 
“Devemos lutar para que o cadastro nacional de adoção seja respeitado, porque, se agirmos por emoção, generosidade, no início pode ser uma boa ação, mas com o passar do tempo, isso pode frustrar a situação, criando até casos de rejeição”.

Legalmente existem dois tipos de adoção:    

*Adoção com consentimento dos pais: quando os pais reconhecem a falta de condições ou quando não querem ficar com o filho consentem a adoção. Nesse caso é consentida a adoção da criança e não escolhido a família que irá adotar.

*Adoção sem o consentimento dos pais: quando a criança sofre maus tratos ou abandono é destituído o poder familiar dos genitores (pais). 

Segundo Dr. Murilo, “quando há destituição do poder familiar, a criança ou adolescente fica sem nenhuma referência, sem ninguém responsável por seus cuidados materiais, pessoais e morais. Então deve-se inseri-la em uma família substituta. E uma modalidade de inserção é a adoção, sendo outras a guarda e a tutela.”
Outra modalidade já muito usada e talvez ainda hoje em alguns lugares infelizmente ainda ocorra é a “adoção à brasileira”, onde uma pessoa ou casal/família recebe a criança ou adolescente e decide ficar com ela informalmente, sem levar ao conhecimento das autoridades nem modificar o registro de nascimento e anos mais tarde procura a justiça para tentar regularizar a situação alegando que o caso já se consolidou.
No caso de criança abandonada a mesma passa primeiramente por um hospital para consulta médica e depois de verificado seu estado é encaminhada para uma “mãe social”, em nosso município temos a Casa Lar e onde não tem uma instituição para ampará-la a criança é deixada com “famílias acolhedoras”, pessoas preparadas para acolher essa criança sabendo que vai ter que futuramente entregá-la aos futuros pais.


A promotoria, na pessoa do Dr. Murilo Cezar Silva, salienta que “casos de abandonos de recém-nascidos são desnecessários. Se a pessoa está com problemas e não se vê preparada para ter filho, ao invés de abandonar deve buscar a adoção consentida”, pois isso não é crime.


 Restrições para Adoção
                        São muito poucas as restrições e quase todas dependem da avaliação do Juiz em face do conjunto de informações prestadas pelos técnicos do juizado, mas, objetivamente, a lei dispõe que os irmãos não podem adotar os próprios irmãos e os avôs não podem adotar os seus netos. Entretanto, convém notar que embora não podendo adotar, os irmãos e avós podem obter a guarda dos seus irmãos e netos, respectivamente.

               A guarda impõe ao guardião os deveres de assistência moral, material e educacional, e assegura à criança todos os direitos, inclusive os direitos previdenciários. Já a adoção implica em alteração desta relação familiar, pois, a certidão de nascimento é substituída por outra, com uma nova relação de filiação que proporcionará ao adotado gozar de idênticos direitos que possuam os eventuais filhos biológicos do adotante. Após a adoção o filho passa a ser legítimo.

Existem mais de 50 mil crianças em abrigos no Brasil.                      
        ( Matéria: Adilson e Nilza )







PARA QUE ESTUDAR DEPOIS VELHO?

Enquanto muitos alunos estão em duvidas sobre o futuro, muitas vezes buscando ajuda de profissionais especializados, há também aqueles que fazem a escolha por si própria, mesmo que esta decisão demore um pouco para ser realizada.

O EJA começou a fazer parte de nossas vidas através do incentivo da empresa Compensados Drabecki e do SESI. Antes achávamos que o nosso tempo já havia passado, inclusive com pessoas nos perguntando “Por que estudar depois de velho?”, mas hoje sabemos, nunca é tarde para aprender.

É claro que para chegarmos a esta conclusão foi necessário um esforço primeiramente individual. Desta maneira, criamos uma rede de ajuda mútua alunos ajudam alunos; professores ajudam alunos; a empresa ajuda alunos e professores e assim formamos a grande família EJA Drabecki.

                            Mas a pergunta ainda é recorrente: Como o estudo influencia no dia a dia da Empresa? Antigamente, no inicio da industrialização, as indústrias eram mal ventiladas, mal iluminadas e com uma carga horária de 16 horas diárias. Isto significa que a segurança do trabalho era precária. Mais tarde, com as melhorias das condições de trabalho, aliado com a educação este cenário mudou. Hoje a educação representa segurança na Empresa, tanto para o funcionário, como para a qualidade do produto.

É por isso que a Compensados Drabecki, situada em Rebouças, exporta seus produtos para vários países do mundo. O esforço de cada um dos colaboradores, juntamente com a consciência sobre o seu papel para fazer um produto de qualidade, marca Rebouças e a Drabecki no mapa mundial, gerando assim vários frutos. Como por exemplo, o prêmio de Qualidade de Exportação de 2009.

                 Percebemos que um vasto horizonte se estende a nossa frente. O que haverá fora dos limites da Drabecki? O que haverá fora dos limites de Rebouças? Estas perguntas são respondidas a todo o momento em sala de aula, e a resposta é: ao infinito. O aprender e o ensinar são infinitos, assim como o conhecimento. Nós somos infinitos, portanto, vencedores.

Autores: Eliete, Benedito, Eliza, Sebastião, Orlando, Roberto, Antônio (Carpinha), Marcelo, Jurandir, João, Zeco, Vidalvina, Zilda, Elisete, Mariano, Luis, Eleétes, Maristela, Adão, Inês, Maia, Eliane, Adir e Teresa.  Organizador: Professor Lucas Ruteski.


“Eu sou do tamanho daquilo que vejo 
e não do tamanho da minha altura“   
 (Fernando Pessoa)


VIVER BEM É MELHOR
8 ideias para aliviar a dor de garganta




Sucos, chás e balas aliviam o incômodo causado por uma infecção ou inflamação.
Própolis: também tem ação antibacteriana e anestésica. Ele tira a sensibilidade da região, deixando-a amortecida durante a ação da substância. A própolis para uso oral deve ser preparada sempre por laboratório e apresenta-se usualmente na forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, comprimidos e em gotas.             A substância jamais deve ser manipulada em casa.
Gengibre: com ação antibacteriana, a planta alivia a coceira na garganta e deixa um ardor refrescante. Aproveite para mastigar pedacinhos ou beber o chá desta raiz forte. O preparo do chá: deixe raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescente água. Leve o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.
Tomar muita água: a água é a melhor amiga da garganta e do organismo. Deixa as cordas vocais hidratadas e impede que elas fiquem expostas ao ressecamento. Consuma, mesmo se não estiver com muita sede.
Chá de alho: ele fortalece o sistema imunológico, favorecendo na recuperação da infecção.
Sucos cítricos: os sucos de laranja e limão removem as impurezas do trato vocal, aliviando tosses e coceiras.
Maçã: é um dos remédios naturais mais eficientes para limpar a garganta e aliviar o incômodo. "Ela limpa as cordas vocais, agindo como uma borrachinha que retira as impurezas da garganta", diz.
Menta: ela causa frescor e aparente alívio da respiração. "É muito refrescante e deixa a respiração e a garganta livres e sem irritações, porém, o efeito é passageiro. Se for uma bala, por exemplo, o efeito dura poucos minutos, após ela dissolver na boca".
Gargarejo de água morna, sal e vinagre: O calor da água dilata os vasos e facilita a circulação do sangue na região, contribuindo assim para diminuir a inflamação. Além disso, juntos, eles têm ação antisséptico.
Fonte: http://www.minhavida.com.br  -  (Matéria: Nilza)

RECEITA
MAÇÃ DO AMOR


Ingredientes
12 maçãs
12 palitos de sorvete
1 xícara (chá) de água
4 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de glucose de milho (Karo)
2 colheres  de vinagre branco ou suco de limão
1 colher (chá) de corante vermelho para alimentos
Óleo para untar
Modo de preparo : Lave as maçãs, retire o cabo e enxugue-as. Introduza o palito de sorvete no lugar do cabinho e reserve. Em uma panela, coloque a água, o açúcar, a glucose de milho e o vinagre e leve ao fogo até dissolver completamente. Não mexa mais. Deixe ferver até a calda formar fios quebradiços. Misture o corante vermelho. Retire a panela do fogo e coloque rapidamente num recipiente com água fria para interromper a fervura. Segurando cada maçã pelo palito, passe-a na calda e coloque numa assadeira untada. Espere secar para servir.               
www.receitas.com/maça-do-amor  -     (Matéria: Cassiane)



CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO MAMÃO


           

O mamão é uma fruta excelente para a saúde. Em geral, ela é conhecida apenas por sua capacidade de ser benéfica para o intestino. Os especialistas sugerem que porções de frutas devem ser comidas todos os dias. Veja porque o mamão deve ser incluído em sua alimentação com freqüência.

1. Bom para o intestino. Essa é a propriedade mais conhecida do mamão. Ele possui enzimas que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. Tudo que possui fibras evita a prisão de ventre.
2. Alivia os sintomas da sinusite. O mamão possui uma enzima chamada bromelina que ajuda reduzir o muco e a inflamação. Inclua a frutinha em sua salada de frutas!
3. Bom para reduzir o colesterol. É uma excelente fonte de fibras e se for associado a uma alimentação saudável e com a prática de exercícios pode contribuir para a redução do colesterol.
4. Melhora a saúde óssea. Devido ao fato de ter ácido fólico (derivado da vitamina B) que ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose.
5. Livre do câncer do colo. O mamão tem propriedades antioxidantes, que mostrou estar associado com a redução do câncer do colo, combatendo os radicais livres.
6. Combate doenças da vesícula biliar nas mulheres. O mamão tem duas vezes mais vitamina C que a laranja. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, descobriu que mulheres possuem níveis mais baixos de vitamina C e por isso são mais propensas a ter problemas de vesícula. Mamão é uma fruta rica em vitamina C. Delicie-se!
7. Contra doenças cardíacas. Rico em antioxidantes, que são nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evitando, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames.
8. Pele de pêssego. Com todas as propriedades citadas, já deve ter concluído que o mamão é um alimento extraordinário e o reflexo disso é uma pele de pêssego, se associado com uma alimentação saudável e com a ingestão de bastante água.
9. Bom para os joelhos. A vitamina C presente no mamão pode proteger os joelhos e as estruturas de apoio.
10. Saboroso e versátil. Pode comê-lo puro, colocá-lo no meio de saladas de frutas, sucos, vitaminas e, até mesmo, fazer máscaras para a pele.
http://www.mulherdigital.com/mamao/ (Matéria: Andréia)



RIR É MUITO BOM....
Assalto em Alegrete

Um ladrão mal encarado entra num Banco em Alegrete com um 38 em punho e exige que o caixa lhe passe toda a "grana".
O caixa se borrando todo entrega o dinheiro.
Na saída olha para um cliente e pergunta:
- Se tu é macho me responde... Tu me viu robá esse Banco?
- Sim, eu vi !!!
O ladrão atira nele sem piedade.
Logo em seguida volta-se para outro cliente que está de bombacha parado ao lado de uma senhora e faz a mesma pergunta:
- Vivente... Tu me viu robá esse Banco?
- Mas ...Bah, tchê... Eu tava aqui meio que distraído e não vi; mas a minha sogra aqui viu e achou um absurdo!...
(Matéria: Andréia)








POR DENTRO DA NOSSA EMPRESA
                                    Nesta edição veremos mais um processo realizado na empresa,  de muita importância para que o nosso compensado seja produzido com a qualidade que é nosso objetivo e que o mercado exige.

SECAGEM DE LÂMINAS

                   A principal finalidade da secagem de lâminas é fornecer as melhores condições para a colagem das mesmas. A secagem das lâminas é o processo de retirada da água até um determinado teor de umidade, com mínimos defeitos, no menor tempo possível e de forma técnica. 
                  O objetivo é oferecer condições adequadas para a formação de painéis, onde durante a prensagem, a quantidade de umidade influencia na velocidade de solidificação do adesivo, ou seja, quanto menor o conteúdo de umidade da madeira, maior será a velocidade de solidificação ou cura do adesivo.

Aspectos que Influenciam a Secagem de Lâminas
          Espessura das Lâminas
          Massa Específica
          Contração e Inchamento
          Uso Final da Lâmina

Existem 2 Métodos de Secagem:

Secagem ao Ar Livre
Pouco utilizado nos dias de hoje, por depender  das condições climáticas do ambiente e pelo maior tempo.

Secagem Artificial
·          Secador de Prensa
·          Secador Contínuo de rolos
·          Secador Contínuo de Esteira (telas)
·          Secador a Jato

                    Um fator importante, referente à secagem de lâminas, que deve ser levado em consideração é que a secagem deve ocorrer em seguida à laminação, principalmente das Capas,  visando minimizar o surgimento de fungos manchadores, comuns particularmente na madeira de pinus.
                   Outro fator  importante na produção de compensados refere-se ao teor de umidade final das lâminas. Neste processo as lâminas passam pelos secadores, onde o processo do início ao fim, conclui-se em aproximadamente 20 minutos de secagem. Após a secagem, as lâminas são estocadas de acordo com seu comprimento e qualidade em A, B, C e retalhos.


            
(Matéria: Nereu)





SEUS DIREITOS


SAIBA QUE VOCÊ TEM DIREITO QUANDO...

UM PRODUTO VEM COM “DEFEITO” DE
FABRICAÇÃO

Se o produto estiver com defeito, a loja tem 30 dias
para resolver o problema.
Procure uma assistência técnica. Se nesse prazo o
“defeito” não for consertado você poderá escolher entre:

• trocar o produto, ou
• receber o dinheiro de volta, ou
• ter um desconto no preço.

Essas mesmas escolhas o consumidor poderá fazer sem
esperar os 30 dias para o conserto, caso se trate de
produto essencial ou se, mesmo consertado, o produto
tiver seu valor diminuído.
Fonte: www.procon.sp.gov.br






ANIVERSARIANTES DO MÊS

Alexandre Santos Leal - 02/07
Juraci Laskoski - 03/07
Raulino Portela - 05/07
Eliandro Santana - 06/07
Darley Molinari - 08/07
Silvana Santana - 09/07
Reinaldo dos Santos - 11/07
Neide Cordeiro - 14/07                                                                                                                                              
Antonio Adriano Machado - 18/07
Rodrigo Veres Domingues - 20/07 -
Maristela Gonçalves - 23/07

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Desejamos a todos um Feliz Aniversário.
São os votos de todos os funcionários da:
E. Drabecki & Cia Ltda e Compensados Drabecki Ltda
(Matéria : Vera )
    MENSAGEM         

"É fácil trocar as palavras,

Difícil é interpretar os silêncios!

É fácil caminhar lado a lado,

Difícil é saber como se encontrar!

É fácil beijar o rosto,

Difícil é chegar ao coração!

É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."
                                                                        (Matéria: Andréia)




SUGESTÕES
Caixa de Sugestão/Banco de Idéias

Agradecemos aos colaboradores a participação nas
caixas de sugestões. E aí... na produção... alguma sugestão?
Podemos e devemos melhorar sempre.           
Vamos participar?

Boas Idéias movem o Mundo





REDAÇÃO:
      
 Esse  Boletim Informativo, pertence a empresa Compensados Drabecki Ltda, com sede em Rebouças /Pr.
Tem como objetivo, informação e entretenimento dos seus colaboradores e familiares. Os artigos são de inteira responsabilidade da equipe administrativa, e quando de terceiros, estão abaixo os  devidos créditos. Informações e sugestões na administração da empresa ou através do email: compdrabecki@gmail.com  ( Equipe Administrativa: Andréia, Nilza, Vera, Adilson, Nereu, Cassiane,  Eliana Maria e Ewandro).