segunda-feira, 1 de agosto de 2011

6ª EDIÇÃO

E.J.A. 2011

EJA – ENCERRAMENTO 2º MÓDULO

                           No dia 20 de julho, tivemos o encerramento do módulo de Geografia do Projeto EJA.  Com a participação dos Alunos, do pessoal da administração, da querida Suzana do Sesi e também da professora Idana Cristina Menon,  do novo módulo ( Português ).
                Do silêncio das aulas iniciais à emoção da despedida do Professor Lucas Ruteski, podemos  dizer que com certeza todos ganhamos um novo amigo e aprendemos muito.  Durante esses três meses a evolução e participação ativa dos alunos, nas tarefas, nas atividades e debates foi intensa.                                     A festa de despedida foi repleta de abraços e troca de presentes. O professor Lucas  recebeu de seus alunos uma bela mensagem de agradecimento por toda sua dedicação  e paciência e um agasalho do seu time de coração. Depois do Amigo secreto todos tiraram fotos com o professor e seguiram para um animado lanche.
            Aproveitando o clima de festa, foram entregues pequenas lembranças aos 3 alunos que tiveram a melhor nota no módulo anterior. Maristela Gonçalves (10), Eliete dos Santos e Sebastião Oliveira (9,9). Todas as notas de Ciências foram excelentes, ninguém ficou com menos de 8,8.
Parabéns caros colegas, vocês merecem.
              Os 5 alunos que obtiverem as melhores notas e os 5 com menor número de faltas no final do curso, receberão uma viagem de presente.
              As atividades do EJA em nossa empresa, envolvem a cada dia mais pessoas.  Todos  de uma ou de outra maneira, nos sentimos participantes e responsáveis pelo andamento do projeto. Da organização e limpeza da sala de aula,  do preparo e entrega do lanche ao acompanhamento junto ao Sesi, o pessoal da administração busca estar em estreito contato com professores  e alunos. Formando uma espécie de rede de atendimento e apoio, sempre a postos para atender qualquer demanda.
           Acreditamos que dessa maneira todos somos vitoriosos, pois estamos demonstrando o que falamos na abertura do curso: “Sonho que se sonha SÓ, é só um sonho que se sonha SÓ. Mas sonho que se sonha junto, é REALIDADE.”



Foto oficial do módulo de Geografia
Muitos doces e salgados na despedida
(Matéria: Eliana e Nereu)

CAPACITAR PARA CRESCER



MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Seguindo o objetivo de tornar a Empresa, um ótimo local para trabalhar, desde 2010 estudos e projetos vem sendo implantados para melhorar o nosso dia-a-dia.
O Projeto EJA já está no seu terceiro módulo, e ainda esse ano deveremos ter a inclusão digital e micro cursos do Sesi.
                              No dia 20 de junho iniciamos um trabalho de consultoria e motivação com o Sr.  Artigas,  engenheiro e psicólogo com trabalhos desenvolvidos em várias empresas no país,  visando maior participação de todos os colaboradores da empresa.
                            Nesta época de grandes mudanças,  de grande competitividade, é muito importante o envolvimento e o comprometimento de todos.  É isso que a empresa busca; aceitar as mudança e dar ferramentas àqueles que realmente se dispuserem a enfrentar os novos tempos em que a qualidade,  a produtividade e a competitividade são as novas palavras de ordem.
                            Os resultados destas atividades refletirão nas relações com fornecedores, clientes e colegas de trabalho, pois estaremos proporcionando a todos a possibilidade de manifestar sua criatividade e através dela novas melhorias. O ser humano é ilimitado, não devemos ficar em nossas “zonas de conforto” olhando o trem da história passar.
                        Cabe a nós a decisão e ação daquilo que queremos, não podemos esperar que façam por nós aquilo que está ao nosso alcance. 
                         Em sequência as atividades já iniciadas pelo pessoal administrativo e encarregados de setores da empresa,  convidamos a todos os colaboradores a lerem os Editais sobre a composição do Hino e elaboração da bandeira da empresa, a participação de todos é muito importante.
(Matéria: Eliana e Nereu)




Somos o que fazemos, mas somos principalmente,         o que fazemos para mudar o que somos”
( Eduardo Galeano)

POR DENTRO DE NOSSA EMPRESA
Como foi citado na edição passada, após a secagem as lâminas são separadas, em capas, retalhos e enchimento, as quais vão para o estoque, ou direto para a produção. As lâminas de enchimento já estão prontas para serem utilizadas, porém as capas e os retalhos (que serão capas) ainda passam por mais três processos, os quais seguem abaixo:
GUILHOTINAGEM DAS LÂMINAS                         
  Os retalhos já pré-classificados com suas qualidades A, B, C ou D são fresados com uma guilhotina refiladeira,   a qual retira possíveis excessos laterais,  deixando-as  alinhadas para que sejam emendadas e possam ser capas na medida que o cliente precisa, 1,22 m, 1,60 m,  ou alguma medida especial.

JUNÇÃO DAS LÂMINAS                                         

Após as lâminas estarem alinhadas elas são emendadas lateralmente através das juntadeiras, esse processo consiste em unir os retalhos com uma fita gomada ou papel gomado. Conforme informações do nosso fornecedor a fita é composta de papel Kraft gramatura 80 e cola animal (raspa de couro), o processo para a fabricação desse insumo consiste em dissolver a cola animal granulada a uma temperatura de 200°C para depois gomar no papel, depois ela é perfurada e colocada em bobinas para o uso nas juntadeiras. Estes furinhos que a fita possui são para uma maior aderência da cola na madeira quando efetuada a prensagem do compensado, processo que veremos nas próximas edições. Para que o papel cole na madeira unindo os retalhos ele precisa ser molhado com água para que sua adesividade seja total, formando as capas conforme os pedidos agendados.
CONSERTO E CLASSIFICAÇÃO DAS CAPAS
As capas formadas nas emendadeiras e as que já estão prontas anteriormente são consertadas e classificadas antes de serem enviadas para a produção do compensado. O conserto é efetuado grampeando pequenas aparas de refil nas trincas ou rachaduras das capas, para que ao manusear e transportar não sofram avarias maiores. Depois elas são classificadas e destinadas cada uma para sua pilha de acordo com sua classe A, B, C ou D, aí sim são levadas a produção.


Podemos perceber todo o cuidado que é tomado para a qualidade das capas, e também a importância do bom trabalho de todos para que nosso produto seja produzido com a qualidade Drabecki.


SEUS DIREITOS – 6ª Edição
DIREITOS E DEVERES EM CASO DE COMPRAS A DISTÂNCIA
CONFIRA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DE QUEM COMPRA PELA INTERNET

1) O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é aplicável nas compras on-line?
Sim.  As compras e as prestações de serviço (como provedores de Internet) são protegidas pelas regras do CDC.

2) Quando posso me arrepender das compras que fiz via Internet?
A compra pode ser cancelada em até sete dias após o recebimento, sem ônus ao contratante. O produto deve ser devolvido e o consumidor restituído dos valores pagos.

3) O que compro pela Internet tem garantia?
Sim. O prazo de garantia legal é de 30 dias para os produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Se o fornecedor apresentar prazo de garantia contratual maior do que o legal, deverá cumprir a oferta.

4) Como provo que contratei via Internet?
Você deve imprimir os documentos que comprovam a relação contratual, como e-mails, pedido e confirmação da compra, cópia das ofertas, etc. É dever do fornecedor informar previamente os termos do contrato e permitir a sua impressão ou armazenamento digital em local, tanto quanto possível, seguro.

5) Recebi um produto com a embalagem violada. O que devo fazer?
Qualquer irregularidade, como violação da embalagem ou danificação aparente do produto, deve ser imediatamente comunicada ao fornecedor, se possível também por meio da nota fiscal. Portanto sempre confira o produto no ato da entrega.

6) Comprei um produto importado através de um site de vendas, mas o fabricante não possui filial no Brasil – o site em que comprei também faz a importação. O que fazer em caso de problemas?
Segundo o CDC, sempre que houver um problema, alguém será responsabilizado. Neste caso, como o fabricante não está no Brasil e não é alcançável pelo consumidor, deve-se acionar o importador.

7) Quais são as obrigações do fornecedor?
Toda oferta feita ao consumidor deve ser cumprida e conter informações corretas, claras, precisas sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, origem e prazos de entrega e de validade, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança do consumidor.

8) Adquiri um laptop nos Estados Unidos, mas não consigo acionar a assistência técnica do Brasil porque o fabricante alega que a compra foi feita no exterior. Isso é correto?
A aquisição de produto em outro país não afasta a responsabilidade do fabricante pela reparação dos defeitos do produto e dá ao consumidor não só o direito à garantia como também à assistência técnica solicitada.

9) Que outros cuidados devo tomar?
Verificar se a oferta corresponde ao produto entregue ou serviço realizado; testar o produto imediatamente; verificar se o produto apresenta a qualidade e as características esperadas e se o mesmo está acompanhado dos eventuais acessórios e do manual de instruções.

Fonte: Revista ProTeste – Dinheiro&Direitos – nº 25

(Matéria: Nilza )



NOSSA COMUNIDADE

HOSPITAL DONA DARCI VARGAS

Cassiane: O que é mais importante que a população saiba nesse novo momento do Hospital?
Ivonete: “Desde que nós assumimos a administração do Hospital Dona Darci Vargas juntamente com a diretoria, que sempre está muito atuante e os funcionários que lá estão, não faltaram médicos nos plantões e nem a compreensão, o carinho, o afeto da equipe médica e de todos os funcionários, pois todos estão dando sua colaboração para que o  Hospital continue de portas abertas para atender o povo Reboucense. Infelizmente tivemos que reduzir nosso quadro de funcionários porque o governo fez um corte nas AIHS – Autorizações de Internamento Hospital, que eram de até 106 internamentos por mês e agora passou para 44 internamentos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, esse corte ocorreu em outros hospitais de pequeno porte, mas estamos tomando várias medidas para que voltem certas especialidades, para que num futuro bem próximo possamos ser a segunda referência da 4ª Regional de Saúde. Assim aumentando o valor das AIHS poderemos recuperar os repasses para o nosso Hospital por parte do Estado e para que possamos nos cadastrar com urgência e emergência em outros programas estaduais para o nosso município. Hoje estamos contando com a ajuda da Prefeitura Municipal de Rebouças que nos faz um repasse de R$50 mil por mês, que vai exclusivo para o PS (Pronto Socorro) do município destinado aos pagamentos dos médicos.”
Segundo entrevista com o prefeito Zak, postada no site Portal Notícia da Região, a prefeitura promoveu antecipações nos valores que seriam feitos no final do ano. E está em fase de aprovação um projeto com repasses adicionais que podem chegar até os valores de R$150 mil por mês.
Ivonete: “Se não fosse essa parceria da Prefeitura, Secretaria da Saúde e da população o Hospital não sobreviveria. Temos vários médicos que estão disponibilizados no Hospital, em diversas áreas. A Dra. Nevanize, que cumpre 8 horas por dia, a Dra. Márcia  da Clínica Médica e a Dra. Fernanda na Pediatria e Obstetrícia e a partir de setembro estaremos com  os serviços de Ortopedia e ambulatório particular com o Dr. Rangel e Fabiano, dentre outros já confirmados. Nossa administração busca transparência em tudo com muito trabalho, dedicação e competência com o dinheiro público. Desejo que todos nós unidos consigamos salvar nosso Hospital, pois muitas pessoas dependem dele. Agradeço à Deus por me dar essa oportunidade de poder ajudar minha cidade, quero também agradecer toda a diretoria e funcionários e principalmente a nossa população que nos ajuda mensalmente e é o que faz toda a diferença, que Deus lhes dê em  dobro o gesto de solidariedade e humanismo.”

Fontes:
Entrevista com Ivonete Aparecida Strona Clazer – Gestão Administrativa Hospital Dona Darci Vargas.
http://www.portalnoticiadaregiao.com.br                                                                    (Matéria: Cassiane)


VIVER BEM É MELHOR
AS 10 FRUTAS MAIS SAUDÁVEIS DO MUNDO

Nos últimos tempos tem-se falado muito sobre alimentação saudável. É sabido há  milhares de anos que os alimentos como frutas e verduras conseguem suprir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais, proporcionando uma vida saudável e a prevenção de inúmeras doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas e degenerativas. As frutas estão entre os alimentos mais nutritivos, pois conseguem proporcionar tudo o que o organismo necessita sem causar efeitos colaterais, como o ganho de peso. Todos sabem que para perder peso e manter a saúde do corpo as frutas devem sempre estar presentes na dieta. Mas quais são as frutas mais saudáveis? Todas elas são saudáveis comparadas com produtos industrializados, porém algumas possuem mais substâncias benéficas para o nosso corpo do que outras. Veja aqui uma lista das frutas mais saudáveis do mundo!
Damasco- O Damasco possui muito betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo,  ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.
Abacate- O abacate possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.
Framboesa- A Framboesa possui grande quantidade de vitamina C e fibras, que ajudam baixar os níveis de colesterol e doenças cardíacas. Também possui vitamina A, B1 e B5.
Tomate- Para quem não sabe, tomate é uma fruta, por mais que a gente o coma como salada. Ele é rico em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso, também é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.
Uva- As uvas são ótimas fontes de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Ela ajuda melhorando o funcionamento dos rins, é eficaz contra enfermidades do intestino, abdômen, fígado e também estimula as funções cardíacas.
Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficaz contra tosses crônicas e diarréias.
Figo- Os figos são uma fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.
Limão- Os limões possuem boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é um ótimo remédio para a cura do escorbuto, além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.
Maçã- As maçãs possuem altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, e também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental. Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.
Manga- As mangas têm altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.
Melão- Os melões possuem alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática. É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.
Essa é apenas uma pequena relação dos benefícios que o consumo regular de algumas frutas trazem para nosso organismo. Vale lembrar que uma alimentação saudável, em conjunto com a prática de exercícios físicos proporcionam uma melhor qualidade de vida e maior longevidade com o corpo e mente em ótimas condições e livre de doenças.          

(Matéria: Adilson)

7 ALIMENTOS INUSITADOS PARA ABAIXAR A PRESSÃO


Do farelo de trigo à melancia: preparamos uma seleção de grãos, frutas e sementes que chamam a atenção da ciência por atuar na prevenção e no controle da hipertensão, um problema na vida de mais de 30 milhões de brasileiros
Inimiga silenciosa: é dessa maneira que a comunidade médica costuma se referir à hipertensão. E o motivo é tão singelo quanto assustador: 90% das pessoas com pressão arterial elevada não apresentam sintomas e, como conseqüência, podem receber o diagnóstico só depois de sofrer um derrame cerebral ou um ataque cardíaco. Todo esse drama, ainda bem, pode ser evitado. E para isso nem é preciso se entupir de remédio, como muita gente pensa. Em boa parte dos casos, um destino melhor para os vasos sanguíneos depende do acompanhamento com o cardiologista e da escolha correta dos alimentos incluídos no cardápio. Uma dieta balanceada, somada à prática de exercícios físicos, muitas vezes é o suficiente para prevenir e até mesmo controlar uma hipertensão mais leve.
FARELO DE TRIGO: Por participar da faxina nas artérias, esses alimentos auxiliam o sangue a circular sem sujeiras no caminho. Mas, em se tratando de hipertensão, um representante dessa turma merece destaque, é o trigo, cujo farelo oferece, além das fibras, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B. "esse conjunto de nutrientes têm impacto direto no relaxamento dos vasos".
Sugestão de consumo: Salpique 2 colheres de sopa do farelo em vitaminas, frutas ou refeições salgadas.
MORANGO: O mérito parece vir de um antioxidante que dá cor a essas frutinhas, a antocianina, ela atua na redução das moléculas de LDL, o mau colesterol, e no aumento do HDL, a versão do bem, o que beneficia a circulação, além disso, essa substância combate o processo inflamatório envolvido nas doenças cardiovasculares.
Sugestão de consumo: Inclua 5 morangos no café da manhã ou tome o suco natural da fruta após as refeições.
SEMENTE DE ABÓBORA: Tamanho não é documento mesmo, pois essa pequena semente é farta em nutrientes, entre eles, está o potássio, mineral famoso por melhorar a elasticidade dos vasos.
Sugestão de consumo: Leve ao forno 1 xícara de chá de sementes de abóbora e, após dourarem, sirva-as como aperitivo.
CLARA DE OVO: A clara do ovo têm uma surpreendente propriedade vasodilatadora — dependendo dos aminoácidos selecionados, as artérias chegam a relaxar 70% a mais.
Sugestão de consumo: Procure colocar água na frigideira no lugar de gordura ou frite o ovo com pouquíssimo óleo vegetal.
SOJA: Ela impede que fatores de agressão para as artérias, como o colesterol e a glicose, estimulem a formação de placas em sua camada interna, protegendo-as contra entupimentos. Sem empecilhos em sua trajetória, o sangue flui mais facilmente e a pressão tende a permanecer na medida certa.
Sugestão de consumo: Cozinhe 1 xícara de chá do grão e use-o como substituto do feijão ou em saladas.
GUARANÁ: Um recado a quem controla a pressão com remédios: o guaraná só deve ser convidado se o médico liberá-lo.
Sugestão de consumo - Acrescente 1/2 colher de café de guaraná em pó a sucos de frutas e tome pela manhã.
MELANCIA: Para quem já está com a pressão no limite, esse é um item que merece lugar cativo na fruteira.
Sugestão de consumo: Deguste 1 fatia pequena da fruta após o almoço.

OS INIMIGOS DA PRESSÃO
Enquanto alguns alimentos ajudam a afastar ou minimizar a hipertensão, outros funcionam como verdadeiros gatilhos para deflagrar e piorar a doença. É o caso do trio abaixo, considerado uma bomba para a saúde das artérias.
SAL: os brasileiros usam mais do que o dobro dos 5 gramas diários recomendados. Em exagero, o sódio faz o corpo reter água e a pressão decolar.
ÁLCOOL: em doses modestas — modestas mesmo —, ele até faz bem. Mas, quando os goles passam do limite, conspiram a favor do estreitamento dos vasos.
AÇÚCAR: esse é outro ingrediente abusado por nossos conterrâneos. Açúcar demais favorece a obesidade, condição já ligada à compressão das artérias.
 Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0338/nutricao/alimentos-inusitados-abaixar-pressao                        (Matéria: Andréia)



DIA DOS PAIS

Querido Pai

Nós tivemos algumas diferenças,
Compartilhamos muitas coisas...
... pensamos diferente muitas vezes.
Mas de uma coisa sempre teremos certeza,
De que o amor que sentimos,  é maior do que todas as coisas pequenas que poderiam nos afastar.

Existem pessoas que vivem com o coração cheio de amor...
Distribuindo sorrisos e dando exemplos
De como devemos viver e amar.
Existem pessoas que alcançam o que buscam,
Porque lutam incansavelmente na busca dos seus sonhos.
Pai
Você é esta pessoa em quem me inspiro
E busco exemplo para ser uma pessoa melhor.
Amo você para sempre!




CONVITES E AVISOS