quarta-feira, 4 de abril de 2012

14ª EDIÇÃO

CAPACITAR PARA CRESCER

                                 INCLUSÃO DIGITAL
No dia 14 de março de 2012 iniciaram as aulas da 3ª turma da Inclusão Digital, com a participação dos seguintes colaboradores: Cleison Soares Pinto, Ivana de Fátima Andrade, Edson Genilton de Andrade, Elizete da Aparecida Orias Sinhori, Jair Mattozo, João Cius, João Luiz Campos, João Maria dos Santos, Josmar Mattozo, Luciane do Rozário Borcath, Mari Inês Cebuliski, Maristela Gonçalves, Reinaldo Orias dos Santos, Rosangela de Oliveira Lima, Sebastião Eloir de Oliveira e Vanderley Domingues Jr. 




Com mais esta turma teremos ao todo 48 colaboradores com conhecimentos básicos de informática na empresa, formados na parceria Drabecki/SESI. Após o término desta turma os notebooks serão recolhidos para atualização, mas o projeto não para, mais a frente à empresa deve realizar novos cursos na área digital.


                                                                                              Matéria Ewandro


   

NOSSA EMPRESA

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia 08 de março, coordenado pelo R.H. da empresa (Fernanda) em conjunto com A Equipe do Sesi, a empresa promoveu uma homenagem para suas colaboradoras.
A palestra ministrada pelo enfermeiro Agostinho Basso, sobre câncer de útero e mama, trouxe a tona todos os motivos pelos quais as mulheres devem se amar e  se cuidar.
     
       


Com clareza, de uma forma leve e bem humorada, foi abordado e explicado  esse tema que muitas vezes é tabu para algumas mulheres. Prevenir é a melhor opção, sempre.
Após a palestra, as colaboradoras receberam rosas e um vale manicure. Uma maneira de lembrar que mesmo na correria do dia a dia, a ternura e o cuidado devem ser cultivados.

     

                       
Tantas mulheres, belezas únicas, vivas, cheias de mistérios e encanto!
Tantas, tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais.
Mulheres guerreiras, que cada dia deixam seus lares para batalhar para o sustento dos seus lares, por seu crescimento pessoal e profissional.
Esta data 08 de março, é apenas para recordarmos,
que o Dia da Mulher é todo dia.

                                                                                                                              Matéria Eliana


PROGRAMAÇÃO MÊS DE ABRIL
27 ANOS DE COMPENSADOS DRABECKI

05  de abril – Palestra: Refletindo sobre nossos hábitos às 17:30

13 de abril – Celebração com Padre Alcione na empresa às 7:00
- Palestra Motiva-Ação : só depende de Você!! Após   a celebração.

20 de abril- Cinema na Empresa.
                      Local : Salão Paroquial às 20:00

27 de abril- Aula de relaxamento às 17:30

30 de abril- Gincana às 13:30


PARA REFLETIR

JÁ IMAGINOU O QUE ACONTECERIA SE TRATÁSSEMOS A NOSSA BÍBLIA DO JEITO QUE TRATAMOS NOSSO CELULAR?

E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?...
E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?...
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, ou no trabalho?...
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?...
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?...
E se a déssemos de presente às crianças?...
E se a usássemos quando viajamos?...
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?...

Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal.
Ela “pega” em qualquer lugar.
Não precisa se preocupar com a falta de crédito, pois Jesus já pagou a conta e os créditos não tem fim.
E o melhor de tudo, não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
Nela encontramos alguns telefones de emergência.


ABAIXO ALGUNS “TELEFONES” DE EMERGÊNCIA QUE DECIDIMOS COMPARTILHAR...
Anote em sua agenda, um deles pode ser IMPORTANTE a qualquer momento em sua VIDA!!!!

Quando você estiver triste, ligue João 14.
Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27.
Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.
Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6:19,34.
Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.
Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.
Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.
Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23.
Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Coríntios 13.
Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3:12-17.
Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8:31-39
Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11:25-30.
Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.

Repasse para seus contatos... Pode ser que um desses números de emergência salve uma vida.

Matéria Ewandro

NOSSA COMUNIDADE
SEMÁFORO EM REBOUÇAS
     Foto: Radio Alvorada/2012

Instalados cinco semáforos no Município de Rebouças. O intuito destes dispositivos de segurança é facilitar o tráfego de veículos e pedestres em alguns pontos de nossa cidade. 
As ruas nas quais foram instalados são: Rua Adolfo Stadler esquina com Honorato Pinto Ferreira (próximo a Lanchonete Bambu Lanches), Rua Barão do Rio Branco esquina com José Afonso Vieira Lopes, Rua Barão do Rio Branco esquina com Honorato Pinto Ferreira e José Afonso Vieira Lopes, sendo um sinaleiro próximo ao Banco do Brasil e outro nas proximidades da Prefeitura de Rebouças.
  
Fonte: http://www.alvoradanoar.com.br/noticias=out10.htm
Matéria Fernanda

NOSSA EMPRESA

Como todos perceberam dia 06/03/12 começou a construção do novo escritório da empresa.
É mais um sonho que se torna realidade!

   

As novas instalações do escritório, um local moderno, bonito, aconchegante e muito bem organizado que visa propiciar um melhor espaço de trabalho para toda a equipe administrativa e proporcionar melhor atendimento a todos os clientes, fornecedores e colaboradores.
As instalações que hoje são ocupadas serão destinadas para reorganizar melhor o acervo de documentação e ficarão disponíveis para execução de outras atividades, como salas de aula para cursos e novos projetos que poderão surgir.
Com esse novo espaço todos ganharemos em organização e funcionalidade.
É mais um projeto que está saindo do papel!

 Matéria: Nilza

CURIOSIDADES
CAXUMBA PREOCUPA MUNICÍPIO DE REBOUÇAS


O número de casos de caxumba registrados no nosso Município esta preocupando as equipes de saúde. Até o momento totalizam-se 22 casos, afetando grupo de adolescentes e adultos. Para melhor esclarecer as causas e os cuidados, nossa empresa convidou para entrevista com Marcia Adamante e Elis Marina Retzlaff.
O que é: Caxumba é uma doença infecciosa causada pelo vírus paramyxovirus, provoca não só inflamação nas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais.
Incubação/ Transmissão: O período de incubação  varia entre duas e três semanas após o contato com o agente transmissor, sendo que o indivíduo acometido pode transmitir o vírus cerca de uma semana antes das manifestações e até nove dias após. Após a transmissão, o vírus da caxumba se replica e entre 12 e 25 dias após a infecção, ocorre disseminação do vírus através da corrente sangüínea.  
Transmissão: Ocorre através do contato com as secreções respiratórias (gotículas de saliva, espirro, tosse), mesmo quando não apresenta sintomas.
Manifetação e sintomas: Sintoma principal o inchamento de uma ou mais glândulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da região do pescoço. As complicações podem agravar para dor e inchaço nos testículos (orquite), na região dos ovários (ooforite), náuseas, vômitos, dor no abdômen superior (pancreatite), rigidez na nuca, dor de cabeça e prostração (meningite).
Diagnóstico: Clínico sendo confirmado pelo médico.
Tratamento: A vacina contra caxumba faz parte do Calendário Básico de Vacinação. Está associada às vacinas contra sarampo e rubéola. As três juntas compõem a vacina tríplice viral. A primeira dose deve ser administrada aos doze meses e a segunda entre 4 e 6 anos. Exceção feita aos imunodeprimidos e às gestantes, adultos que não foram infectados nem tomaram a vacina na infância e adolescência devem ser imunizados. A doença é autolimitada e o tratamento, realizado com analgésicos, antitérmicos. O doente deve permanecer em repouso enquanto durar a infecção.
* Atenção mulheres que nunca tiveram caxumba, nem tomaram a vacina: procurem um posto para serem vacinadas antes de engravidar. Na gestação, a doença pode provocar abortamento

Fonte:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1544

Matéria Fernanda


 VIVER BEM É MELHOR – FRUTAS

ABACAXI

Benefícios à saúde
O abacaxi é rico em diversos nutrientes. Ele é um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo.  Além disso, possui vitamina A, que faz bem à pele e aos olhos. E também contém vitamina C, que favorece a boa dentição e facilita a circulação sanguínea.
Ocorre no abacaxi uma enzima denominada bromelina. Essa enzima tem a propriedade de decompor certas proteínas e, por isso, muitas vezes o abacaxi é empregado como vermífugo para determinados tipos de vermes que se prendem ao intestino por um muco. A ação dessa enzima também auxilia a digestão e favorece a expectoração do catarro, havendo, no mercado, xaropes à base de bromelina. Essa enzima, no entanto, é destruída pelo calor do cozimento, portanto, para usufruir de suas propriedades medicinais é necessário consumi-lo cru.
Mas o abacaxi tem diversas outras aplicações na medicina caseira, sendo utilizado no tratamento da bronquite e da difteria. É também usado como diurético, combate a prisão de ventre, desobstrui o fígado, combate inflamações do tubo digestivo e auxilia na cura de febres intestinais. É muito útil em caso de cálculos renais e vesicais. É bom contra enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra. É bom remédio contra reumatismo e artritismo e é depurativo do sangue.

Como comprar, conservar e usar
A melhor forma de ver se um abacaxi está maduro é puxar as folhas da coroa. Se elas saírem facilmente, ele está bom para ser consumido. A cor da casca, infelizmente, não serve de indicativo confiável, pois nada significa na escolha de um bom abacaxi. Como a deterioração do abacaxi sempre começa em torno da coroa, ela só deve ser arrancada no momento em que se for utilizar a fruta.
Para descascar o abacaxi, comece cortando o topo, onde fica a coroa. Depois retire uma fatia fina na base para manter a fruta em pé sobre uma tábua. Utilize uma faca grande e bem afiada para retirar a casca do fruto, cortando no sentido da coroa para a base.
O abacaxi acompanha a carne de porco, podendo ser assada junto com ela, no forno. Combina também com peixes, crustáceos e aves de carne mais gordurosa. Em saladas e bebidas o abacaxi é muito usado junto com outras frutas.


                                                                                                                      Matéria Andréia








RECEITAS
Receita de Pavê de bombom sonho de valsa

Ingredientes para o creme de gemas :
- 1 lata de leite condensado
- A mesma medida (da lata) de leite
- 3 gemas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Ingredientes para o creme de chocolate:
- 2 xícaras (chá) de leite
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Ingredientes para a cobertura :
- 3 claras
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 lata de creme de leite (gelado e sem soro)
Outros ingredientes Para o pavê:
- 1 xícara (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 pacote de biscoito champanhe
- 10 bombons Sonho de Valsa picados
- Raspas de chocolate para decorar
Modo de preparo do creme de gemas:
Em uma panela, misture todos os ingredientes. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
Modo de preparo do creme de chocolate :
Em uma panela, misture todos os ingredientes. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
Modo de preparo da cobertura:
Bata as claras na batedeira em velocidade máxima até ficarem bem firmes. Junte o açúcar e bata por 10 minutos. Acrescente o creme de leite, mexendo delicadamente.
Montagem do pavê:
Misture o leite com o chocolate em pó e umedeça os biscoitos. Forre com eles o fundo de uma fôrma refratária ou 8 taças individuais. Coloque o creme de gemas, espalhe os bombons picados, coloque o creme de chocolate e cubra com o suspiro. Decore com raspas de chocolate. Leve à geladeira por 3 horas antes de servir.
Dica:
É possível substituir o bombom Sonho de Valsa por 1 caixa de Bis picado.
Fonte : mundodastribos.com
Matéria Vera 

MENSAGEM
APRENDI


Aprendi....que ninguém é perfeito enquanto não se apaixona. 
Aprendi....que a vida é dura mas eu sou mais que ela!!


Aprendi que...as oportunidades nunca se perdem aquelas que desperdiças... alguém as aproveita
Aprendi que... quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.


Aprendi que... devemos sempre dar palavras boas... porque amanhã nunca se sabe as que temos que ouvir.


Aprendi que...um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto. 
Aprendi que... não posso escolher como me sinto... mas posso sempre fazer alguma coisa. 
Aprendi que...quando o teu filho recém-nascido segura o teu dedo na sua mão tenta prendê-lo para toda a vida 
Aprendi que...todos, todos querem viver no topo da montanha... mas toda a felicidade está durante a subida. 
Aprendi que... temos que aproveitar a viagem e não apenas pensar na chegada.
Aprendi que...o melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... quando são pedidos e quando deles depende a vida. 
Aprendi que...quanto menos tempo se desperdiça... mais coisas posso fazer. 

                                                                                                                                                                                      
Autor: Charles Chaplin
   Matéria  Nereu

SEUS DIREITOS – 14ª Edição
Quando Tenho Direito de Trocar Um Produto?

Para muitos consumidores ainda não está claro qual é a regra para trocar um produto. São inúmeras as reclamações que recebemos em relação a esse direito e a questão é sempre a mesma: Quando tenho o direito de troca?
O primeiro passo para esclarecer essa questão é entender que o Código de Defesa do Consumidor considera a troca obrigatória quando o produto apresenta vício – leia-se por vício o que chamamos popularmente por defeito. Isso significa que a troca, cuja razão não é um defeito, é opção do estabelecimento. Portanto, o ideal é, no ato da compra, confirmar se existe a possibilidade da mercadoria ser trocada por outras razões e, caso seja possível, solicitar do estabelecimento comercial um comprovante por escrito em etiqueta ou nota fiscal.
O prazo de troca, por defeito, pode variar de acordo com o produto. No caso de bens duráveis – pode ser reutilizado muitas vezes, sem limite de tempo, como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos e outros – o prazo é de 90 dias. Para os produtos não duráveis – aquele que se extingue com o uso como, por exemplo: bebidas, alimentos,  pasta de dente e outros – o prazo é de 30 dias, explica Dr. Archimedes Pedreira, Presidente do Fórum dos Procons e especialista em Direito do Consumidor.
Portanto, quando vamos à loja e compramos um eletrodoméstico, ou um celular ou qualquer outro produto durável e a loja adverte que em caso de defeito você tem até X dias para troca imediata na loja, essa alternativa é uma “generosidade” da empresa que está vendendo o produto, esclarece Dr. Archimedes.
Por outro lado, caso o fornecedor não consiga sanar o defeito apresentado pelo produto no prazo máximo de 30 dias, o consumidor tem direito à substituição (troca), mas pode optar também pelo abatimento do preço ou o recebimento do que pagou monetariamente corrigido.
Existem alguns defeitos que não são aparentes, ou seja, são de difícil constatação. Num evento desse tipo o prazo para reclamar inicia-se “no momento em que ficar evidenciado o defeito” (§ 3º do art. 26 do CDC).
Quando as compras são realizadas fora do estabelecimento (internet, telefone) a regra muda um pouco, o comprador tem o direito ao arrependimento. O prazo para  manifestar a insatisfação e o arrependimento em relação ao bem adquirido é de sete (7) dias, a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto (art.49 do CDC). Na hipótese de defeito do produto, obedecem-se os prazos da lei para as alternativas de substituição, devolução da quantia ou abatimento de preço, vale dizer, os 30dias. Havendo garantia contratual (complementar), o prazo deverá ser aquele indicado no contrato.

Fonte:www.portaldoconsumidor.com.br
                                                                                     Matéria Cassiane






VIVER BEM É MELHOR – SAÚDE

Coca-cola e Pepsi mudam fórmula para evitar alerta de câncer nos EUA. 
Mas no BRASIL, continua a mesma...  
                
             As empresas Coca-Cola e Pepsi mudarão o processo de produção de um de seus corantes para evitar colocar em suas garrafas rótulos de advertência sobre ingredientes cancerígenos, informou nesta sexta-feira a Associação Americana de Bebidas (ABA).O corante de caramelo destas bebidas conterá a partir de agora níveis mais baixos de 4-metilimidazol (4-MEI). A Pepsi e a Coca-Cola pediram a seu fornecedor de corantes que diminua os níveis deste composto para evitar colocar estes rótulos, algo que será aplicado em todo o país, mas isto não quer dizer que a fórmula das bebidas será alterada", explicou a ABA.As mudanças já foram feitas para as bebidas produzidas na Califórnia, e serão estendidas ao restante do país."A ciência simplesmente não mostra que o 4-MEI seria uma ameaça para a saúde humana quando utilizado em alimentos ou bebidas. De fato, os resultados das agências reguladoras no mundo todo, incluindo nos EUA e Canadá, consideram que o corante de caramelo é seguro", acrescenta a associação.A ABA insiste que o composto foi adicionado a  lista de elementos cancerígenos sem nenhum respaldo científico, onde a pessoa teria que bebe mais de 2.900 latas de Coca-Cola por dia durante 70 anos para alcançar a dose mais baixa desse componente registrada, explicou a ABA.Segundo a associação, as duas companhias continuarão usando o corante e os consumidores não notarão nenhuma diferença, nem terão que se preocupar com qualquer problema de saúde. 

Fórmula da Coca-Cola não vai mudar no Brasil
A Coca-Cola Brasil informou nesta sexta-feira que não vai alterar nenhum componente da Coca-Cola fabricada no país. A medida ficará restrita à fórmula produzida nos Estados Unidos.Tanto a Coca-Cola quanto a PepsiCo, fabricante da Pepsi, anunciaram que vão reduzir a quantidade de 4-MEI em suas fórmulas. A medida livra as gigantes do refrigerante de serem obrigadas pela Justiça a escrever nos seus rótulos algo como “contém substância cancerígena”.
Em nota, a Coca-Cola Brasil informou que todos os produtos da Coca-Cola são seguros e seguem as regulamentações de cada país rigorosamente. Os ingredientes e suas quantidades utilizados nos nossos produtos seguem os limites estabelecidos pelas autoridades como  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura. A empresa fez questão de frisar que o corante caramelo utilizado em nossos produtos não oferece risco à saúde, é seguro e sempre foi. Estes fatos são reconhecidos pelas evidências científicas e por especialistas independentes e profissionais do ramo que monitoram a segurança de ingredientes.
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia
                                                                                                             Matéria Adilson

ANIVERSARIANTES DO MÊS ABRIL

Joel Zedquias de Alvarenga 07/04/1987
Joel de Oliveira 15/04/1973
Fernanda Bordignon 22/04
Cassiane Padilha 27/04
Jose Adalton Silva 27/04
               
      



                           Desejamos a todos um Feliz Aniversário.
                              São os votos de todos os funcionários da:
                                                               E. Drabecki & Cia Ltda
                                                   Compensados Drabecki Ltda





BALCÃO DE NEGÓCIOS

VENDE –SE
MOTO 125 MAX ES
COR PRATA ANO 2008 - VALOR – R$ 2.700,00
CONTATO: ADILSON
FONE: 9922-1125
_______________________________________________
VENDE –SE
GOL MI
COR PRATA ANO 1997 - VALOR A COMBINAR
CONTATO: EWANDRO
FONE: 9124-6165

REDAÇÃO:
Esse Boletim Informativo, pertence à empresa Compensados Drabecki Ltda, com sede em Rebouças/PR.
Tem como objetivo, informação e entretenimento dos seus colaboradores e familiares. Os artigos são de inteira responsabilidade da equipe administrativa, e quando de terceiros, estão abaixo os devidos créditos. Informações e sugestões na administração da empresa ou através do email: compdrabecki@gmail.com                                                                  (Equipe Administrativa: Cassiane, Eliana Maria, Nereu,  Andréia, Vera, Ewandro, Fernanda, Nilza e Adilson,).
Acompanhe-nos também em nosso BLOG: www.drabecki.blogspot.com