SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO
Nossa empresa foi
escolhida juntamente com outras 24 empresas do Paraná, para participar este ano
do Projeto Sesi de Sustentabilidade
no Trabalho.
O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma
ferramenta de diagnóstico e avaliação que tem o objetivo de fomentar a adoção
de novas práticas de gestão e de valorização das pessoas dentro das empresas.
É um dos serviços integrantes do Programa Indústria saudável – linha de diagnósticos que está voltado à criação de um ambiente de trabalho socialmente responsável e que permita aos colaboradores das indústrias um estilo de vida seguro, saudável e produtivo.
A
Compensados Drabecki iniciou a projeto
em Março deste ano, os questionários da primeira etapa já foram aplicados e
analisados. Em Agosto o Time de gestores reuniu-se com a facilitadora do Sesi –
Zeni - e fizemos o consenso de todos os
indicativos recolhidos. Com o relatório do Sesi em mãos, iniciaremos em outubro
a Terceira Etapa do programa, buscando otimizar as oportunidades e melhorias
para uma gestão e performance mais eficiente.
O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho funciona
como uma bússola para as empresas. A partir da avaliação das práticas e dos
resultados obtidos nos seus processos internos, possibilita à empresa
estabelecer um plano de ação
e reflexão da atual situação da empresa e oferece subsídios para decisões futuras. Permite não só uma auto-avaliação das práticas e performances, e comparação do seu nível de competitividade com as líderes do seu setor de atuação e do mercado.
e reflexão da atual situação da empresa e oferece subsídios para decisões futuras. Permite não só uma auto-avaliação das práticas e performances, e comparação do seu nível de competitividade com as líderes do seu setor de atuação e do mercado.
Este projeto está focado nos princípios do que se
entende por uma gestão socialmente responsável e procura estimular as empresas
para a adoção de práticas orientadas para o desenvolvimento sustentável. Conheça
alguns dos seus objetivos específicos:
•
Demonstrar que o investimento em qualidade de vida no trabalho pode
proporcionar ganhos na produtividade e sustentabilidade dos negócios;
• Identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão;
• Verificar o equilíbrio entre investimentos realizados e resultados obtidos;
• Conhecer o nível de satisfação dos colaboradores em relação às políticas e práticas de gestão;
• Oferecer subsídios para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, das condições e do ambiente de trabalho.
• Identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão;
• Verificar o equilíbrio entre investimentos realizados e resultados obtidos;
• Conhecer o nível de satisfação dos colaboradores em relação às políticas e práticas de gestão;
• Oferecer subsídios para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, das condições e do ambiente de trabalho.
O Processo é simples e dinâmico e acontece com a orientação e
acompanhamento do SESI. Na sua aplicação são avaliadas as seguintes áreas:
• Cultura organizacional
• Gestão de pessoas
• Educação e desenvolvimento
• Inovação
• Ambiente de trabalho seguro e saudável
• Desenvolvimento socioambiental
A avaliação é realizada em três etapas:
Primeira etapa - a gestão da empresa é auto-avaliada por um time de gestores e pelos colaboradores, com questionários específicos para cada categoria. Os trabalhadores avaliam as práticas da empresa. Já os dirigentes analisam, em profundidade, não só as práticas estabelecidas como também os resultados alcançados.
Segunda etapa – a empresa recebe a visita de um facilitador do SESI para realizar uma reunião de consenso com o time de gestores sobre a pontuação atribuída na auto-avaliação. No segundo dia, os resultados são apresentados e um relatório de avaliação é entregue.
Terceira etapa – a empresa, com o auxílio do facilitador, prioriza ações nas áreas onde foram evidenciadas as maiores oportunidades de melhoria.
• Cultura organizacional
• Gestão de pessoas
• Educação e desenvolvimento
• Inovação
• Ambiente de trabalho seguro e saudável
• Desenvolvimento socioambiental
A avaliação é realizada em três etapas:
Primeira etapa - a gestão da empresa é auto-avaliada por um time de gestores e pelos colaboradores, com questionários específicos para cada categoria. Os trabalhadores avaliam as práticas da empresa. Já os dirigentes analisam, em profundidade, não só as práticas estabelecidas como também os resultados alcançados.
Segunda etapa – a empresa recebe a visita de um facilitador do SESI para realizar uma reunião de consenso com o time de gestores sobre a pontuação atribuída na auto-avaliação. No segundo dia, os resultados são apresentados e um relatório de avaliação é entregue.
Terceira etapa – a empresa, com o auxílio do facilitador, prioriza ações nas áreas onde foram evidenciadas as maiores oportunidades de melhoria.
A ferramenta foi desenvolvida a partir da
metodologia do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT), oferecido pelo SESI às
empresas industriais desde 1996 como um reconhecimento as melhores práticas de
responsabilidade social e inspirada na experiência do benchmarking industrial
do IEL/SC.
O Modelo está alinhado aos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), expressando conceitos reconhecidos internacionalmente e presentes em organizações de elevado desempenho.
O Modelo está alinhado aos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), expressando conceitos reconhecidos internacionalmente e presentes em organizações de elevado desempenho.