quarta-feira, 17 de outubro de 2012

19ª EDIÇÃO


SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO

               Nossa empresa foi escolhida juntamente com outras 24 empresas do Paraná, para participar este ano do Projeto Sesi de Sustentabilidade no Trabalho.

              O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e avaliação que tem o objetivo de fomentar a adoção de novas práticas de gestão e de valorização das pessoas dentro das empresas. 
         
                É um dos serviços integrantes do Programa Indústria saudável – linha de diagnósticos que está voltado à criação de um ambiente de trabalho socialmente responsável e que permita aos colaboradores das indústrias um estilo de vida seguro, saudável e produtivo.
                A Compensados Drabecki  iniciou a projeto em Março deste ano, os questionários da primeira etapa já foram aplicados e analisados. Em Agosto o Time de gestores reuniu-se com a facilitadora do Sesi – Zeni  - e fizemos o consenso de todos os indicativos recolhidos. Com o relatório do Sesi em mãos, iniciaremos em outubro a Terceira Etapa do programa, buscando otimizar as oportunidades e melhorias para uma gestão e performance mais eficiente.


O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho funciona como uma bússola para as empresas. A partir da avaliação das práticas e dos resultados obtidos nos seus processos internos, possibilita à empresa estabelecer um plano de ação
e reflexão da atual situação da empresa e oferece subsídios para decisões futuras. Permite não só uma auto-avaliação das práticas e performances, e comparação do seu nível de competitividade com as líderes do seu setor de atuação e do mercado.

                     Este projeto  está focado nos princípios do que se entende por uma gestão socialmente responsável e procura estimular as empresas para a adoção de práticas orientadas para o desenvolvimento sustentável.                                           Conheça alguns dos seus objetivos específicos:
•    Demonstrar que o investimento em qualidade de vida no trabalho pode proporcionar ganhos na produtividade e sustentabilidade dos negócios;
•    Identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão;
•    Verificar o equilíbrio entre investimentos realizados e resultados obtidos;
•    Conhecer o nível de satisfação dos colaboradores em relação às políticas e práticas de gestão;
•    Oferecer subsídios para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, das condições e do ambiente de trabalho.

O Processo é simples e dinâmico e acontece com a orientação e acompanhamento do SESI. Na sua aplicação são avaliadas as seguintes áreas:
•    Cultura organizacional
•    Gestão de pessoas
•    Educação e desenvolvimento
•    Inovação
•    Ambiente de trabalho seguro e saudável
•    Desenvolvimento socioambiental

A avaliação é realizada em três etapas:
 
Primeira etapa - a gestão da empresa é auto-avaliada por um time  de gestores e pelos colaboradores, com questionários específicos para cada categoria. Os trabalhadores avaliam as práticas da empresa. Já os dirigentes analisam, em profundidade, não só as práticas estabelecidas como também os resultados alcançados.

Segunda etapa – a empresa recebe a visita de um facilitador do SESI para realizar uma reunião de consenso com o time  de gestores sobre a pontuação atribuída na auto-avaliação. No segundo dia, os resultados são apresentados e um relatório de avaliação é entregue.

Terceira etapa – a empresa, com o auxílio do facilitador, prioriza ações nas áreas onde foram evidenciadas as maiores oportunidades de melhoria.

                          
A ferramenta foi desenvolvida a partir da metodologia do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT), oferecido pelo SESI às empresas industriais desde 1996 como um reconhecimento as melhores práticas de responsabilidade social e inspirada na experiência do benchmarking industrial do IEL/SC.
O Modelo está alinhado aos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), expressando conceitos reconhecidos internacionalmente e presentes em organizações de elevado desempenho.