segunda-feira, 4 de abril de 2011

POR DENTRO DE NOSSA EMPRESA

Em cada edição do nosso Informativo, apresentaremos os setores que compõe a nossa empresa e seu funcionamento.
Há mais de 10 anos o nosso foco está centrado em Preservação do Meio Ambiente, por isso utilizamos apenas madeira reflorestada e/ou com certificação de origem. Na 1ª edição falamos sobre plantio e reflorestamento. Nessa 2 ª edição iremos dar sequência ao processo com:

EXTRAÇÃO, CARREGAMENTO E TRANSPORTE DAS TORAS DE PINUS

Para trazer um pouco de conhecimento dessa atividade precisamos efetuar pesquisas na rede de internet, pois
não desenvolvemos essa atividade na empresa, ficando a cargo de nossos fornecedores de matéria-prima a responsabilidade da extração e carregamento dos caminhões.

As toras utilizadas para produção de lâminas são adquiridas de empresas que fazem seu plantio e manejo florestal sustentável, com adoção de técnicas ambientalmente adequadas e com respeito aos requisitos sociais exigidos. Manejo Florestal Sustentável é a exploração florestal precedida de planejamento para minimizar os impactos ambientais, estabelecendo tratos silviculturais na floresta, que garantem a produção contínua de madeira, em um intervalo de tempo menor.

As empresas florestais sempre tiveram uma atenção muito grande com a colheita florestal devido à alta representatividade nos custos de produção e muita mão-de-obra disponível, mas nem sempre de boa qualidade.
Extração/corte

Atualmente existem três sistemas de colheita florestal utilizados no Brasil, o manual, o semi-mecanizado e o mecanizado, aplicado nas empresas de acordo com suas condições financeiras e estruturais.

O sistema de colheita manual consiste na derrubada, desgalhamento e traçamento realizado apenas com o uso do machado. Já no sistema semi-mecanizado é utilizada alguma máquina aliada ao trabalho manual, como, por exemplo, realizar a derrubada e o processamento das árvores em toras utilizando motosserra e proceder o desgalhamento com o uso do machado.

O sistema mecanizado utiliza máquinas para realizar todas as operações de colheita, como, por exemplo, utilizar uma máquina florestal para derrubar, desgalhar e torar as árvores. Existem diversos equipamentos utilizados para as diferentes operações florestais, bem como:

*  Feller-bunchers: são equipamentos sofisticados (tratores florestais cortadores - acumuladores) que acumulam árvores durante o processo de abate formando pilhas, o que facilita o transporte.

* Harvesters: são máquinas polivalentes auto-propelidas (rodas ou esteira) que são capazes de operarem como cortadoras e processadoras de árvores e também cavaqueamento e/ou transporte de madeira.

Para o baldeio ou arraste pode ser utilizado tratores adaptados (auto-carregáveis), ou máquinas especificas para esta função com Skidder (Arraste) e o Forwarder (baldeio).

* Forwarders (tratores florestais auto-carregáveis) - oferece condições ergonômicas favoráveis aos operadores, indicado também em desbastes iniciais (impacto reduzido em relação as demais técnicas). Capacidade de formar pilhas com até 4 metros de altura. Diminui manuseio de toras.

*  Skidders - utilizados para a extração de toras, apareceram em cena durante a década de 60, são veículos versáteis e fortes, fáceis de operar e econômicos. Robustez e facilidade de manutenção os tornam populares nos Estados Unidos, além de poderem trabalhar com uma larga margem de tamanhos de árvores.


 

Carregamento

O carregamento dos caminhões pode ser executado com tratores adaptados com grua (aparelho utilizado para levantar grandes pesos) ou com carregadores especiais para a área florestal.

A junção entre colheita, baldeio ou arraste e carregadores é chamado de módulo florestal. Os módulos florestais melhores para cada tipo de floresta vão depender muito do diâmetro das árvores, rotação da floresta, declividade do terreno, etc.

Transporte

Após efetuar todas as etapas, a escolha do transporte ideal é decisiva para manter a qualidade da madeira. No Brasil a maioria do transporte de cargas é rodoviário, por isto é de grande importância que os equipamentos utilizados apresentem uma tecnologia compatível com suas necessidades. No nosso caso as madeiras utilizadas são transportadas por caminhões da empresa.

A exigência dos órgãos de segurança é que o transporte de madeira traçada seja de forma longitudinal na carroceria do caminhão e que essas carrocerias apresentem alguns quesitos exigidos para um transporte com segurança.

Um outro sistema é o transporte de madeira em forma de cavacos. Este sistema utiliza máquinas picadoras no campo e a mudança total das carrocerias dos caminhões.

Fontes:
http://www.duratex-madeira.com.br/Duratex/web/perguntas_freq/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário