segunda-feira, 4 de abril de 2011

VIVER BEM E MELHOR


22 de Março – Dia Mundial da Água

Um dia internacional para celebrar a água foi recomendado em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A ONU declarou, então, o dia 22 de março de 1993 como o primeiro Dia Mundial da Água.
Mas por sua importância fundamental em nossas vidas, devemos nos conscientizar e desenvolver hábitos que nos levem ao uso responsável desse líquido tão precioso. Segue matéria distribuída pela empresa Vipal, com dicas e cuidados:
Cuidar da sua caixa-d'água garante a qualidade da água que você recebe. Com o passar do tempo, um lodo vai se formando no fundo da caixa-d'água.
Ele vai se acumulando de tal modo que pode desencadear a multiplicação de micro-organismos na água. Por isso as caixas-d'água devem ser limpas periodicamente e mantidas bem fechadas.
Tipos de água
Água doce: É a água dos rios, dos lagos, das fontes e da maioria dos lençóis freáticos. Recebe este nome porque não é salgada como a do mar, mas também contém certa quantidade de sais dissolvidos.

Água potável: É a água que você pode utilizar para consumo humano. A água potável deve ser límpida e inodora, fresca e sem impurezas, com uma pequena quantidade de sais minerais.
Obs.: Se uma fonte de água brota em local onde pessoas e animais defecam nas proximidades ou onde existem fossas, essa água pode estar contaminada, mesmo tendo um aspecto de água potável. Isso porque vírus e bactérias, invisíveis a olho nu, podem contaminar a água sem deixá-la turva ou com cheiro. Por isso é tão importante saber a procedência da água que você está consumindo!

Água mineral:
É a água que contém uma quantidade considerável de sais minerais, originando-se de fontes diversas. Por isso pode apresentar cheiro e sabor diferentes da água que chega às torneiras das nossas casas.

Água termal: É a água que, além de conter sais minerais, sai do solo com temperatura mais elevada que a do ambiente. Tem ação medicinal.

Água salgada:
É a água que contém grande quantidade de sais minerais dissolvidos, como a água do mar. Esta contém muito cloreto de sódio (sal de cozinha). Não é própria para consumo humano, mas é muito importante para nós, pois fornece o sal com que preparamos nossa comida.
Se a gente não preservar, a água vai evaporar de vez do nosso planeta.
Não basta ter água em quantidade. É necessário ter água com qualidade.
Água de poço: Nos lugares onde não existe estação de tratamento da água, é comum o uso de poço artesiano. Mas é preciso tomar certos cuidados: o longo período de consumo, sem a ocorrência de problemas evidentes, somado ao bom aspecto da água, proporciona aos consumidores uma sensação de pureza.
No entanto, a água de poço artesiano, mesmo cristalina e aparentemente própria para o consumo, pode estar contaminada.

• O esgoto doméstico e o esgoto proveniente da criação de animais, quando infiltram no solo, estão entre os principais contaminantes.
• Quando os agricultores usam fertilizantes e agrotóxicos em excesso, uma parte poderá ser levada até o nível da água subterrânea.

• Algumas fábricas despejam, de forma incorreta, seus líquidos no terreno, permitindo que se infiltrem e levem a poluição ao subsolo.
• Os depósitos de lixo também podem ser fontes de poluição devido a infiltração do chorume (líquido proveniente da decomposição do lixo).

Outros fatores de contaminação são: falta de manutenção do reservatório, localização inadequada do poço e falta de cuidado e higiene com a água antes do consumo.
É necessário realizar análises frequentes para verificar a potabilidade da água e fazer tratamento com cloro para desinfecção.

Procure a Vigilância Sanitária da sua cidade para mais informações

Dicas para consumo consciente:

• Mantenha a válvula do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro.
• Não deixe a torneira pingando. A perda por vazamentos de água em torneiras é muito grande.
• Procure usar a máquina de lavar com carga máxima de roupas.
• Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça e deixe de molho louças com sujeiras mais pesadas.
• Não use mangueira para limpar calçada, use sempre vassoura.
• Prefira o uso de regador em vez de mangueira para molhar as plantas. Não regue nas horas mais quentes do dia ou quando estiver ventando muito, para evitar a perda de água pela rápida evaporação. Molhe a base das plantas e não as folhas.
• Mantenha o suporte da bomba de água mineral sempre bem limpo e higienizado.

Fonte: http://www.atitudevipal.com.br/dia-mundial-da-agua

Nenhum comentário:

Postar um comentário