segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

30ª Edição

A 29 ANOS CONSTRUÍMOS ESSA HISTÓRIA

A perspectiva de comemorar 29 anos, nos abre também os olhos para o passado, pois além da lógica de manter os olhos em metas e objetivos futuros, devemos aprender com os que nos antecederam e com nossas próprias experiências, quais caminhos percorrer.
Seguindo os ciclos de alta e baixa do mercado madeireiro, aprendemos no dia a dia a colocar as teorias em prática (e como às vezes isso é tão diferente dos livros universitários).
Aprendemos que fazendo o que todos fazem, o resultado é o mesmo lugar comum, sujeito aos humores do mercado, por isso, resolvemos implantar um sistema de produção e gestão que viesse de encontro com nossa personalidade e anseio.
Dentro do nosso sistema de Metas, Missão Visão e Valores, clientes, fornecedores e sobretudo colaboradores são tratados da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados = parceiros fundamentais para evolução dos negócios e programas.
Sempre com maior respeito, ética e transparência, as relações comerciais e trabalhistas, envolvem também uma tratamento humanizado, onde não raro além de parceiros nos tornamos amigos. Isso flexibiliza tomada de decisões, agilizando processos, além de favorecer uma convivência harmônica.
Os colaboradores das Empresas Drabecki, são valorizados, ouvidos, participam de cursos de capacitação e projetos de integração social e funcional, para tanto contamos com parceiros como SESI/SENAI do Sistema FIEP e Instrutores como da Dale Carnegie, que nos dão suporte e conhecimentos.
A diretoria e os lideres de setores buscam constantemente treinamentos e reciclagem e as reuniões periódicas visam obter coesão da equipe, facilitando fluxo de soluções e idéias.

Esse sistema de Gestão Participativa, assusta um pouco, pois não é corrente no mercado, e nem sempre é compreendido por todos, por isso, é necessário abrir o caminho e estar consciente que nem todas as tentativas resultarão em acertos. Mas essa é a aposta da empresa para atualizar-se e renovar-se constantemente, ser referência e diferencial de mercado, buscando dessa maneira continuar suas atividades por muitas e muitas décadas.



Matéria: Nereu Ramos e Eliana Maria





QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA?

A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e significa passagem. As páscoas cristãs e judaicas, estão ligadas diretamente, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas pelo seu símbolo maior de renovação, renascimento e principalmente transformação.

Que nesta Páscoa realizemos esse ritual de mudanças e deixemos a Luz do Jesus ressurreto iluminar e guiar nossos caminhos. Páscoa e Semana Santa, mais do que chocolate, são tempos de reflexão, sobre o verdadeiro sentido da fé, sobre a morte e a vida do homem que nos proporcionou a salvação. Época de renovarmos nossos votos com Deus, de elevar nossos pensamentos ao criador com a esperança de que o mundo pode ser melhor.
Época também de vivenciarmos ressurreição interior, de ajudar também ao próximo a viver essa libertação, é crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor, é investir na fraternidade, é vivenciar a solidariedade. É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós e nos entregarmos a verdadeira essência da fé. Feliz Páscoa, feliz ressurreição interior a todos nós!

Fonte: http://www.bibliaafundo.net


                                                               Matéria: Valquíria



ORIGEM DA ESCOLA

A escola foi fundada na Europa no século 12. Isso se considerarmos o modelo de escola que temos hoje, com professor e crianças como alunos. Na Grécia antiga as crianças eram educadas, mas de modo informal, sem divisão em séries nem salas de aula. Já na Europa medieval o conhecimento ficava restrito aos membros da Igreja e a poucos nobres adultos.
A palavra "escola" vem do grego scholé, que significa, acredite se quiser, "lugar do ócio". Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Vários centros de ensino cresceram pela Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos. As escolas geralmente eram levadas adiante pelos discípulos do filósofo-fundador e cada uma valorizava uma área do conhecimento. A escola de Isócrates, um exímio orador, por exemplo, era muito forte no ensino da eloqüência, que é a arte de se expressar bem.
Mas as escolas multitemáticas, que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos 19 e 20.

FONTE: Carlota Boto e Cecilia Cortez, Professoras da Faculdade de Educação da Usp
Matéria: Joslene


O QUE VOCÊ FAZ COM SUA VIDA?

 
Um rapaz entrou numa loja e viu um senhor no balcão.
Maravilhado com a beleza do lugar, perguntou-lhe:
- Senhor, o que se vende aqui?
- Todos os dons de Deus.
- E custam muito? - voltou a perguntar.
- Não custam nada. Aqui tudo é de graça.
Contemplou a loja e viu que havia jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação, muita sabedoria, fardos de perdão, pacotes grandes de paz e muitos outros dons de deus.
TOMOU CORAGEM E PEDIU:
- Por favor, quero o maior jarro de amor de Deus, todos os fardos de perdão e um vidro grande de fé, para mim e para toda minha família.
Então, o senhor preparou tudo e entregou-lhe um pequeno embrulho que cabia na palma da sua mão.
INCRÉDULO, ele disse:
- MAS COMO PODE ESTAR AQUI TUDO O QUE PEDI?
Sorrindo o senhor lhe respondeu:
- MEU QUERIDO IRMÃO, NA LOJA DE DEUS NÃO VENDEMOS FRUTOS, SÓ SEMENTES. PLANTE-AS !!
Fomos agraciados com todos os dons divinos, temos a graça e a fortuna de poder andar, falar, ouvir, pensar, sentir entre tantas outras benções.
Mas de nada elas nos valerão se nos acomodarmos e deixarmos que a vida simplesmente nos leve.
O que você está fazendo com os DONS que de graça recebeu?




O QUE É GINASTICA LABORAL?



Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física desenvolvida em empresas, destinada aos trabalhadores e é praticada no próprio local de trabalho. A prática desses exercícios é de suma importância para aqueles, que dedicam grande parte de seu tempo em trabalhos repetitivos.
È ela elaborada de acordo com a atividade desempenhada por cada um.  A ginástica laboral é uma ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
As empresas que promovem a prática dessa modalidade também são beneficiadas, na medida em que os funcionários não faltam tantas vezes ao trabalho por motivos de doença. A ginástica laboral também fortalece as relações para o desenvolvimento de trabalhos em equipe e aumenta a produtividade.
            Eis algumas das vantagens da ginástica laboral:
·         Aliviar o estresse e as tensões acumuladas, provocadas pelo excesso de trabalho;
·         Reeducar a postura corporal, principalmente para trabalhos que exijam movimentos repetitivos;
·         Diminuir o sedentarismo e a fadiga;
·         Aumentar o ânimo, melhorar o desempenho no trabalho e a integração no grupo de trabalho;
·         Prevenir lesões nas mãos, ombros, coluna, punhos e as doenças como LER (Lesões por Esforços Repetitivos).

FONTE: http://www.equilibriototal.com.br/ginastica-laboral.html

Matéria: Roque



EJA MÓDULO GEOGRAFIA

No dia dez de março ocorreu o encerramento do módulo de Geografia do nosso EJA, mais uma etapa foi concluída pelos nossos bravos colegas. Com a presença dos alunos, da pedagoga do SESI Kamila, da diretora da empresa Eliana e é claro da professora da matéria de geografia Cátia foi realizada a confraternização. Os alunos que se destacaram com as melhores notas foram premiados, todos tiveram a nota 9,8, são eles: Elis Dalvana Zibikoski, Franciele Strona, João Maria dos Santos, Joelma Saruva e José Luiz Saqueto. Também foram presenteados os alunos que não tiveram faltas: Edson José Szczerba, Elizete Sinhori e Salete de Jesus Machado.
Após as felicitações a todos, foi apresentado o novo professor Fabiano Locatteli que seguirá com a turma, ministrando a matéria de História.
Nossos agradecimentos à professora Cátia Kasmierczak por todo o seu carinho e dedicação para com a turma. Parabenizamos a todos os alunos por mais esta etapa vencida!!!!!

Matéria: Ewandro


LAR DOS VELHINHOS RIO AZUL

Na visita deste mês ao Lar dos velhinhos, além dos colaboradores partilharem carinho, afeto e atenção com os idosos que lá residem, também entregaram mais 31 kit’s de higiene pessoal a direção do Lar.
Sendo essa a sétima visita que fazemos, os laços de amizade entre a Compensados Drabecki e o Lar dos Velhinhos de Rio Azul vai se tornando mais forte. Uma parceria que multiplica conhecimento, experiências, alegrias para todos.
Diferente das primeiras visitas que saíamos da empresa com intuito de conhecer, quem foi nessa visita já tinha visto no mural da empresa, um cartaz que tinha foto de todos os idosos, nome, idade, há quanto tempo vive no Lar. Isso permite aos colaboradores uma proximidade maior com os idosos durante a visita. Sabemos que ainda temos muito, mas muito mesmo que aprender, com os idosos que lá residem, e também com as pessoas que lá trabalham.
Infelizmente o rótulo de “asilo” é visto por muitos como algo negativo, mas após sete visitas, podemos convictamente afirmar que o nome “Lar dos Velhinhos” é bem apropriado para esta instituição que brilhantemente cuida muito bem da alimentação, higiene, segurança, saúde de quem está vivendo lá.
Belas são as expectativas para as próximas visitas, que vão tendo essa amizade cada vez mais fortalecida.



Matéria: Luiz Fernando







Nenhum comentário:

Postar um comentário