segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

33ª Edição

8 JEITOS DE MUDARMOS O MUNDO

              Você conhece os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio? Eles são um conjunto de metas organizadas em setembro de 2000 pelos governos dos 191 países-membros da ONU, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. Os países acordaram de alcançar os 8 ODM’s até 2015 como forma de solucionar alguns dos grandes problemas da humanidade, como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos. 

Conheça cada um dos ODM:  

1. Acabar com a Fome e a Miséria 
2. Educação Básica de Qualidade para todos                                            
3. Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher  
4. Reduzir a Mortalidade Infantil                             
5. Melhorar a Saúde das Gestantes   
6. Combater a Aids, a Malária e outras doenças                                        
7. Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente    
8. Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento

O QUE É O SELO  ODM??

                   O movimento Nós Podemos Paraná visando reconhecer e divulgar boas práticas para o alcance dos ODM lançou em 2011 a certificação Selo ODM. A certificação é destinada a empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos ODM e, consequentemente, com o desenvolvimento local.
         No dia  04.06.2014, houve a entrega do Selo ODM 4 ª Edição, na sede da Fiep – Curitiba, onde representantes de 49 dos 399 municípios Paranaenses  estiveram presentes.   A Compensados Drabecki recebeu das mãos do Presidente Campagnolo , o Certificado  por seu projeto EJA – Ensino de Jovens e Adultos, Mas estamos participando ativamente para desenvolver outros ODMs na empresa e no município de Rebouças.
                                           Isso nos faz pensar, o quanto há para se fazer e o quão pouco fazemos, porque esses objetivos  podem e devem fazer parte do nosso dia a dia.  Por exemplo: Cumprimos o 8º ODM, quando agora em meio as enchentes em nossa região, vimos o quanto a união e solidariedade pode fazer a diferença.  Basta nos unirmos e colocar mãos à obra.





VOCÊ PODE!! NÓS PODEMOS!! REBOUÇAS PODE!!!




DIA DE SÃO JOÃO


O termo “festa junina” está associado a tradições de países cristãos europeus que prestam homenagem a São João no dia 24 de junho. Com a evangelização da Europa, na Idade Média o ritual pagão foi incorporado ao calendário cristão. O 24 de junho passou a comemorar o nascimento de São João Batista. A mistura entre festas cristãs de santos e folguedos pagãos recriam até hoje novas práticas culturais.
A data é marcada por festejos populares que duram o mês inteiro.Um dos grandes símbolos das festas juninas é a fogueira de São João. Segundo a tradição católica, ela surgiu na noite do nascimento do santo, quando sua mãe, Isabel, teria mandado acender uma fogueira nas montanhas da Judeia para anunciar a chegada do filho ao mundo. Outros, afirmam que acendiam fogueiras na festa de São João para lembrar que foi ele quem anunciou a vinda de Cristo, o símbolo da luz divina. Reza a tradição que a fogueira de São João deve ter a forma de uma pirâmide com a base arredondada.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento, como:  pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, etc.

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, pinhão, cocada, pé-de-moleque, quentão, batata doce e muito mais. 

Matéria: Valquíria
fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm





Como cuidar melhor dos olhos


                  A função que os nossos olhos desempenham é tão importante que deveríamos cuidar melhor deles. Diz o ditado popular que nossos olhos são a porta da nossa alma ou a lente da nossa mente. Em termos práticos, nossos olhos são janelas por onde vemos o mundo ao redor. De qualquer modo, não há dúvida de que damos um grande valor aos nossos olhos e a nossa visão.
              Algumas pesquisas apontam que dos 5 sentidos, a visão é o que as pessoas mais temem perder e, nos acidentes de trabalho a perda dos olhos são mais freqüentes do que as pernas, braços e dedos.
                 Uma alimentação rica em vitamina A (cenoura, brócolis, couve, beterraba, batata doce, manga, fígado, leite, ovos) é a base de uma boa visão. Tomar mais cuidado quando estiver praticando algum esporte, alguma tarefa doméstica, não usar colírios caseiros e nem óculos escuros sem proteção ultravioletas podem nos ajudar para uma boa qualidade de visão. Mas sabemos que mesmo dando devidas atenções aos nossos olhos, podemos ter algum problema de vista, como infecções ou outras patologias. Nesses casos devemos procurar uma orientação oftalmológica.

Dicas para cuidar melhor dos olhos:

       1-     Não use colírios sem orientação médica;
       2-     Cuidado com produtos químicos: álcool, detergente, soda                 cáustica ou água sanitária.
       3-     Evite luz forte ou olhar diretamente para o sol. Uma porção            dos raios solares podem causar doenças oculares tais como                catarata e degeneração muscular.
       4 -     Certifique-se que no rótulo dos óculos está indicando que                eles protegem contra a radiação ultravioleta A e B (UVA e               UVB).
     5-     E o sábio conselho dos nossos pais e avós: Use boa iluminação para leitura.


Matéria: Nereu



ENCHENTES EM REBOUÇAS


O mês de junho ficará na mente de muitas pessoas, pois ocorreu umas das maiores enchentes que o Paraná já teve, e Rebouças está dentre as cidades mais afetadas pelas águas, pois muitos perderam tudo o que levaram anos para construir.
Os rios que cortam a cidade subiram muito rápido, pegando muita gente de surpresa, sem poder salvar seus imóveis, carros, móveis, roupas, alimentos que ficaram embaixo da água. Os desabrigados foram socorridos por equipes do bombeiro comunitário, setor de obras da prefeitura de Rebouças e por muitos voluntários, que mostraram desde o inicio como a população de Rebouças é solidária.
Ainda depois de duas semanas que os rios voltaram aos seus leitos normais, muitas pessoas estão precisando de ajuda, alguns secando suas casas que ficaram com muita umidade, outros recuperando seus móveis, ou seja, de uma maneira ou outra buscando recuperar um pouco do que perderam.
Em conversa com o Pe.  Alcione Zanin, a empresa foi convidada a fazer a distribuição de feijoada que a igreja promoveu para essa população mais afetada, na quinta feira de Corpus Christi (19). Alguns colaboradores da empresa passaram de casa em casa fazendo uma contagem de pessoas e no sábado (21) foi feita essa distribuição juntamente com as pessoas que se doam a serviço da igreja, e foram distribuídas aproximadamente 1.500 marmitex de feijoada e acompanhamentos.

Matéria: Adilson





ACONSELHAMENTO PARA A VIDA

Se você se perdeu em algum momento da sua vida, não se preocupe.
Apenas retome o caminho ou comece um novo.
Às vezes se perder é necessário para se reencontrar.
Se você não gosta de alguma coisa, mude
Se você não gosta do seu trabalho, saia
Se você está procurando o amor da sua vida, pare …
O amor estará esperando por você quando você começar a fazer coisas que você ama
A vida é simples então não complique.
Aprenda a apreciar o que tem, o que você faz, o que você se tornou e quem está ao seu lado.
Abra a sua mente, braços e coração para coisas novas.
A vida é curta para você não viver os seu sonhos
Esta é a sua Vida …faça o que você gosta de fazer e faça com frequência!
Sempre acredite em você.
Ouça e siga o seu coração.
Confie na sua intuição
Saiba que você pode
Reconheça as suas próprias capacidades
Sonhe e atreva-se
Ouse fazer o que você tem medo
Mantenha a fé

Lembre-se: tudo é possível se você ao menos acreditar.



Fonte:http://www.majtec.com.br/sabedoria-e-motivacao

 Matéria :Roque





Nenhum comentário:

Postar um comentário