segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

25ª Edição

LAR DOS IDOSOS



O tempo é infinito
E somos um recorte do tempo...

LUGAR DE IDOSO É EM CASA
MAS ASILO NÃO É SINÔNIMO DE CRUELDADE
ACOLHER OU INSTITUCIONALIZAR?

Para o idoso, é sempre melhor ficar com a família. Se for necessário colocá-lo em um asilo, a família deve visitá-lo com a maior frequência possível. É preconceito pensar que a vida do idoso no asilo será cruel. Assim como as creches cuidam das crianças, muitos idosos hoje estão sendo cuidados em asilos.
Mas segundo  pesquisadores, "crueldade é envelhecer em um país que não tem oferta de leitos suficiente para todos os idosos que necessitam". O Brasil tem, hoje, pouco mais de 5.500 instituições, sendo apenas 238 delas públicas, e a maioria de origem filantrópica. Por outro lado, projeções do governo federal apontam para um crescimento do número de brasileiros idosos de 23 milhões para 35 milhões, nos próximos 15 anos. O número de leitos existentes, para acompanhar esse crescimento, terá, no mínimo, de dobrar.
 O  aumento da expectativa de vida e ao mesmo tempo, famílias ficam cada vez menores; casais têm menos filhos e todos estão ativos no mercado de trabalho. Falta gente em casa com tempo para se dedicar aos velhinhos.
Mas mesmo que alguém da família tenha tempo disponível, nem sempre vai ser possível deixar o idoso em casa: "Hoje, temos cerca de quatro milhões de pessoas na categoria de alta dependência do Brasil – vítimas de Alzheimer, acidentes cardiovasculares e derrames de consequências irreversíveis ou com problemas ortopédicos sérios e imobilidade".
A doença de Alzheimer é a grande vilã da terceira idade, porque exige cuidados em tempo integral. Como é muito fácil chegar hoje à casa dos 80 anos, o número de idosos que sofrem desse mal aumenta muito. É sabido que 30% dos brasileiros nessa idade vão desenvolver a doença, calculam geriatras brasileiros. Idosos sozinhos, sem parentes próximos, acabam institucionalizados quando perdem sua independência, por doença física ou mental.
Você colocaria seus pais em um asilo?
O tipo de relacionamento entre pais e filhos, e não só as condições financeiras da família, também pesa muito na escolha entre institucionalizar ou acolher. Muitos idosos  precisam de muletas, macas, respiradores, rampas de acessibilidade para cadeiras de roda. É a família quem deve ser a grande provedora de seus velhos, mas ela não pode falir. Subsidiariamente, a responsabilidade é do Estado (no Brasil, o Ministério Público), que fiscaliza instituições e cuida do idoso maltratado ou abandonado, inserindo-o no sistema institucional.
O abandono se dá mais facilmente na velhice, quando o idoso não pode trabalhar. Perder o status de trabalhador é perder a consideração: não vale quem não produz. Perde o seu papel e, muitas vezes, se vê numa situação de dependência financeira, que deve ser suprida pelos filhos ou familiares mais próximos. Levando muitas vezes a  ser excluído da família, desvalorizado, tratado com desrespeito.
O fato de os filhos adultos não quererem mais viver com os pais e cuidar deles, ou de os filhos trabalharem e não quererem deixar os pais idosos sozinhos também podem levar ao asilamento.
Na cidade vizinha, temos um maravilhoso exemplo de dedicação e acolhimento de pessoas idosas -  o Lar de Idosos de Rio Azul -  abriga hoje 34 velhinhos, que são assistidos por uma competente equipe liderada pela dedicada e querida Efigênia Melborg. Pessoas que com paciência, preparo e sobretudo muito amor ao próximo, procuram suprir as carências materiais e afetivas dos idosos que lá se encontram.
Quando não existem ou são frágeis os laços afetivos, quando há falta de amor, perguntas sem respostas, conversas sem atenção... Quando o idoso é deixado de lado por filhos, familiares e amigos. Quando a sua presença participativa, cooperativa e operativa é ignorada e não há convívio familiar,  nem espaço para partilhar,  para dar e receber atenção.
Quando a oportunidade de integração é negada e ficam sem apoio e carinho, sentindo-se negligenciado afetiva e socialmente. É estar velho sem conviver quotidianamente com a família. Essa condição pode levar a doenças, depressão e sentimento de abandono. O idoso espera daquele que quer bem, o apoio necessário para enfrentar a velhice.
Da mesma maneira que cuidamos e incentivamos as crianças para que cresçam saudáveis e tenham um futuro promissor, devemos ser o amparo, a mão estendida, o ombro amigo para nossos idosos
 Nós da Compensados Drabecki, iniciamos esse ano o trabalho de Voluntariado na empresa, a primeira Instituição escolhida foi o Lar dos Idosos de Rio Azul.
        Em uma sociedade que vive a cada dia com mais acelerada, poucos de nós temos tempo de sentar e apreciar uma boa conversa, troca de experiências, um jogo de cartas ou dominó, uma rodada de chimarrão, ou simplesmente apreciar a presença e repartir carinho e companhia de pessoas que por vezes, buscam encontrar em pessoas desconhecidas afetos familiares.
 A iniciativa conta com a participação espontânea dos colaboradores. Esse projeto terá dois objetivos principais:
·                    A cada trimestre será feito um levantamento das necessidades materiais da Instituição ( Roupas, artigos de higiene, medicamentos, fraldas, etc... ) e contando com a ajuda de toda comunidade
·                    A cada mês uma equipe de 10 colaboradores passará uma tarde na Instituição, para participar e interagir com os idosos do Lar.
Nosso maior objetivo é a integração da empresa ( através de seus colaboradores ) com a sociedade. Ao mesmo tempo em que consolidamos valores como cidadania, solidariedade, fraternidade desenvolvemos as habilidades pessoais e profissionais de nossos colaboradores. Crescimento esse, percebido nos relatos daqueles que já participaram da entrega da primeira campanha  realizada durante o mês de setembro.


































EJA – ENSINO MÉDIO

Mais uma importantíssima etapa foi iniciada no dia 09 de setembro de 2013. Com a presença do prefeito municipal, autoridades, representantes do SESI e presidente do Sindicato da Madeira, ocorreu a abertura do EJA - Educação de Jovens e Adultos,  Ensino Médio, projeto desenvolvido em parceria com o SESI.
Esta etapa é mais uma semente que está germinando e que foi plantada no final de 2010 quando a Compensados Drabecki decidiu implantar o projeto oferecendo a oportunidade a quem por algum motivo precisou abdicar dos estudos. Dez alunos que se formaram ano passado no Ensino Fundamental, assumiram com muito brio este novo desafio, juntando-se a outros doze colegas de empresa, seis colaboradores da Famachiq e mais sete pessoas que tem alguma ligação com os colaboradores da Drabecki, totalizando trinta e cinco agora alunos Drabecki/SESI.
A educação é o maior e melhor instrumento gestor de mudanças, através dela o ser humano consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive, este projeto busca é claro qualificar o nosso colaborador, mas também contribuir com a sociedade, formando pessoas de opinião com papel fundamental para o desenvolvimento do nosso país.
O adulto que procura a escola não quer somente aprender a ler e a escrever, ele quer e necessita é de atualização com o contexto em que vive,  justamente nesse momento que entra nosso parceiro SESI, com uma ensino de excelente qualidade, voltado para a indústria atendendo os anseios dos colaboradores.
Após a solenidade de abertura foi servido um coquetel a todos os presentes, logo em seguida todos foram convidados a conhecer a nova sala de aula da empresa, espaço totalmente reformado com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos estudos, a empresa também forneceu um kit contendo caderno, caneta, lápis, régua e borracha, e futuramente serão fornecidas bolsas.
Também nesta cerimônia foi apresentada a professora de Biologia a Sra. Anamir Teresinha da Silva Cararo, a qual já iniciou os trabalhos com os alunos em sala de aula.
Boas Vindas e ótimos estudos aos nossos alunos!!!

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original” (Albert Einstein)


 Matéria: Ewandro




"A RENOVAÇÃO" -  O DURO EXEMPLO DA ÁGUIA.

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue agarrar suas presas das quais se alimenta.
O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer...
...ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico em uma parede até arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual depois vai arrancar suas unhas.
Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as penas.
E só após cinco meses sai para o famoso voo renovador  para viver então, mais 30 anos.

CONCLUSÃO:
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar o voo da vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
Bom voo!
Matéria: Valquíria


ORIGEM DO DINHEIRO



A história da civilização nos conta que o homem primitivo procurava defender-se do frio e da fome, abrigando-se em cavernas e alimentando-se de frutos silvestres, ou do que conseguia obter da caça e da pesca. Ao longo dos séculos, com o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana a sentir a necessidade de maior conforto e a reparar no seu semelhante. Assim, como decorrência das necessidades individuais, surgiram as trocas.Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos como "salário", o pagamento feito através de certa quantidade de sal; "pecúnia", do latim "pecus", que significa rebanho (gado) ou "peculium", relativo ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos. Foi o surgimento da cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata.
A necessidade de guardar as moedas em segurança deu surgimento aos bancos. Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quantias guardadas a instituições bancárias.
Os primeiros bancos reconhecidos oficialmente surgiram, respectivamente, na Suécia, em 1656; na Inglaterra, em 1694; na França, em 1700 e no Brasil, em 1808 e a palavra "bank" veio da italiana "banco", peça de madeira que os comerciantes de valores oriundos da Itália e estabelecidos em Londres usavam para operar seus negócios no mercado público londrino.


Fonte: Livro "Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984".

 Matéria: Joslene






DIA 12 DE OUTUBRO, DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA,
A PADROEIRA DO BRASIL.

No ano de 1717, na localidade de Guaratinguetá, três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, lançaram suas redes no Rio Paraíba por horas e horas, sem pescar um único peixe.Repentinamente a rede de João Alves trouxe o corpo da imagem de uma Santa, sem a cabeça. Momentos depois, a cabeça da imagem também veio a bordo.A partir daquele momento os três pescadores quase afundaram suas canoas, tal foi a quantidade de peixes que pescaram.O milagre da pesca foi atribuído a Santa. Ao limparem a imagem, perceberam que era Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de cor escura. A imagem foi coberta por um manto e colocada num altar improvisado na casa de Felipe Pedroso, local onde eram feitas as orações diárias.
Logo a Santa passou a ser venerada pela família e também por outras pessoas. Com o passar do tempo, diversos milagres foram sendo atribuídos a imagem da Santa. A devoção foi aumentando e a imagem passou a ser chamada pelo povo de Senhora da Conceição Aparecida, Aparecida das águas .No ano de 1732 foi construído o primeiro oratório e os prodigiosos poderes de Nossa Senhora Aparecida foram se espalhando até atingir todos os recantos do Brasil.
No ano de 1.888 houve a benção do primeiro templo que existe até hoje, e que é conhecido como Basílica Velha.A primeira peregrinação até o templo, foi registrada em 1900. Atualmente são milhões de peregrinos vindos de todas as partes do Brasil bem como de outras Nações, especialmente das Américas.
Em 1980, o Papa João Paulo II, quando de sua visita ao Brasil, consagrou pessoalmente, a atual Catedral Basílica de Aparecida. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada a Padroeira Oficial do Brasil pelo Papa Pio XI, no ano de 1930; e o dia de sua festa, 12 de outubro, é considerado feriado nacional desde 1988.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário